Infidelidade Crônica: entenda o que é e como lidar com alguém com esse comportamento

imagem de uma pessoa embaçada, simulando movimento, inquietude, inconstância. Infidelidade crônica

A traição dentro de um relacionamento pode acontecer por diversos motivos. Um deles, por problemas psicológicos de quem convive com a infidelidade crônica. 

A fidelidade é um acordo de confiança entre o casal em que um respeita a posição do outro dentro da relação. Por isso, quando traídas, as pessoas costumam ficar bravas, confusas e sem chão.

Para amenizar esses sentimentos é preciso entender o real motivo da traição. Se seu par te traiu por sacanagem, você merece coisa melhor; porém, se não tiver nenhum motivo aparente, a hipótese de um problema psicológico não pode ser descartada. 

Você já ouviu falar em infidelidade crônica? Aprenda, neste artigo, o que é e como identificar um traidor compulsivo. Acompanhe.

O que é infidelidade crônica?

imagem de um olho feminino refletindo um casal se beijando

Nessa vida, como nada é garantido, qualquer pessoa está sujeita a trair e ser traída dentro de um relacionamento. Porém, diferente da traição por desonestidade, a infidelidade crônica é um problema psicológico que pode estar ligado com más experiências no passado do traidor. 

Leia mais: Como voltar a confiar em alguém depois de uma traição

Essas pessoas são declaradas como traidores compulsivos, ou seja, não controlam os impulsos da vontade de trair. Por mais erradas que elas estejam, ainda sim sofrem de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e esse problema deve ser tratado.

A infidelidade crônica está associada a 3 outros tipos de compulsões:

  • Compulsão por mentir: esse transtorno cria o hábito de mentir descontroladamente para todos e principalmente para seu cônjuge. 
  • Compulsão por seduzir: nessa situação quem trai nem sempre consuma o ato sexual, mas é no flerte em que ele se sente realizado.
  • Compulsão sexual: quem apresenta esse transtorno busca por altas demandas de sexo que acabam sendo supridas com outros parceiros sexuais fora da relação.

O vício em adultério é um problema que atinge tanto o marido infiel quanto a esposa infiel, trazendo transtornos para os dois lados da história. Para ficar antenado nesse problema, acompanhe as principais causas desse problema.

Quais as principais causas da infidelidade crônica?

Questões emocionais

Entre as principais causas que podem levar à traição compulsiva, estão uma série de fatores emocionais. Os principais são:

  • Dificuldade de estabelecer vínculos afetivos;
  • Necessitar da auto afirmação de que é capaz de se relacionar com outras pessoas; 
  • Baixa autoestima a deixa insegura em seu relacionamento.

Traços da personalidade

Mas se engana quem pensa que as causas são exclusivamente emocionais. Outros fatores, como traços da personalidade ou traumas passados pela pessoa que cometeu a traição. Elencamos alguns pontos de cada um a seguir:

  • Narcisismo;
  • Egoísmo;
  • Necessidade de se sentir desejado.

Traumas

imagem de um prato quebrado no meio, com uma metade de um coração pintada em cada fragmento
  • abusos físicos no passado;
  • abusos psicológicos no passado;
  • convivência constante com essa situação na infância. 

Como identificar um traidor compulsivo?

Mesmo com as diferentes causas de infidelidade crônica, os cônjuges infiéis apresentam certas particularidades em seu relacionamento. Acompanhe os principais hábitos que vão te ajudar a identificar o perfil do traidor compulsivo. 
Dramas desnecessários
Os traidores compulsivos preferem viver um relacionamento com altos e baixos do que curtir a estabilidade emocional. Por isso, em seu convívio é comum lidar com dramas e discussões fúteis, porque eles gostam da sensação de fazer as pazes e ficarem tranquilos.
Mentiras e contradições
Para um traidor compulsivo a mentira faz parte do seu dia a dia, e acredite, eles são bons nisso. Portanto, preste atenção em histórias controversas quando ele estiver te contando algo, suspeite quando alguma peça do quebra cabeça não se encaixar.  
Leia mais: Como Saber Se a Pessoa Está Mentindo? Aprenda Dicas Infalíveis

Vaidade excessiva

um espelho com lâmpadas iluminadas na moldura

Em grande maioria, o traidor compulsivo tem desejo de se sentir almejado pelo parceiro extraconjugal. Portanto, é normal que utilizem seus corpos sarados, perfumes cheirosos e roupas bonitas como mecanismo de sedução quando o parceiro não está junto. 

Por que não consigo parar de trair?

Assim como existe a compulsão por álcool, drogas e compras, o sexo também se faz presente. Em outras palavras, a infidelidade conjugal se torna um vício a ser suprido pelo traidor.

Se você está tentando parar de trair e não têm sucesso, pode-se dizer que está viciado nesse comportamento. Não exite em pedir ajuda, procure já seu médico e realize os procedimentos necessários.

Como se livrar do vício da traição?

Primeiramente é necessário agendar uma consulta com um psiquiatra, ele observará se os sintomas se tratam de uma infidelidade crônica ou de apenas uma desculpa para uma traição. Se constatada a compulsão por trair, o indicado é o início imediato do tratamento.

A psicoterapia é a forma mais efetiva no tratamento para a compulsão sexual. Ela consiste em uma série de conversas com o profissional para alinhar fatores mal resolvidos em sua mente, desestimulando o vício na traição e no sexo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 6% da população apresentam um comportamento compulsivo sexual. Hoje em dia, essa doença é tratada como um problema psicológico e já deixou de ser um tabu.

Leia mais: Como terminar um casamento: Dicas para tudo acabar bem

É verdade que quem trai uma vez trai sempre? 

É comum ouvirmos isso, mas não é uma regra obrigatória. Porém, uma pesquisa publicada no Archives of Sexual Behavior constatou que pessoas infiéis têm 3 vezes mais chances de trair novamente na próxima relação, então fique esperto. Se você suspeita que está junto a um traidor compulsivo, comece analisando os pontos levantados neste conteúdo. Mas, se só isso não for suficiente e se não quiser abordar o assunto diretamente com a pessoa, a Líder Detetives está à sua disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco pelo WhatsApp