Como saber se a pessoa está mentindo: 5 dicas para desmascarar um mentiroso

Uma pessoa encapuzada em um ambiente escuto está fazendo o gesto de pedir silêncio.

Até os mentirosos mais experientes dão sinais de que a história que estão contando é duvidosa. Aprenda a identificá-los.

Será que tem como saber se a pessoa está mentindo? A resposta é sim! Você sabia que nossos olhos, respiração, rosto e até mesmo as mãos e braços podem mostrar se a pessoa está ou não falando a verdade?

Neste conteúdo, vamos mostrar 5 maneiras de descobrir se a pessoa está ou não falando a verdade. As dicas podem te ajudar em diversos momentos, por exemplo, se o seu cônjuge estiver te traindo. Confira!

Veja também: 11 Casos de traição inusitadas que você precisa conhecer

1. Olhar

O desvio de olhar é uma das maneiras de saber se alguém está mentindo. Geralmente, o mentiroso tem dificuldade de manter o contato visual com naturalidade, isso faz com que a gente comece a desconfiar da história…

Por outro lado, fixar o olhar de forma exagerada é uma maneira de tentar convencer as pessoas de que se está falando a verdade, ou seja, tentar passar credibilidade na mentira. Além disso, as pessoas que não estão falando a verdade piscam com mais facilidade. 

Uma pessoa em um ambiente escuro segura uma máscara branca na frente do rosto

2. Movimentos do corpo

Esse é um dos passos mais importantes em como saber se a pessoa está mentindo. Normalmente, quando falamos com sinceridade,  todo o corpo se movimenta de forma sincronizada.

Porém, quando o objetivo é enganar alguém, o corpo tende a ficar mais retraído, por exemplo. Cruzamento dos braços, ficar quieto durante a conversa ou manter as mãos atrás das costas são outros sinais que podem indicar que vem mentira por aí. 

Lidando com um mentiroso compulsivo? Mitomania, conheça mais sobre esse transtorno

3. Gestos

Durante a tentativa de contar uma mentira, a mente está preocupada em manter o lado corporal mais próximo do natural. Mas, o movimento das mãos é difícil de sincronizar. 

Mãos a todo momento mexendo nas roupas: mostra que a pessoa está ansiosa ou desconfortável.

Mãos fechadas: pode ser um sinal de falta de honestidade ou estresse.

Colocar as mãos na nuca ou pescoço: mostra incômodo no que está sendo dito ou ansiedade.

Movimentar diversas vezes as mãos sem necessidade: esse é um movimento frequente por quem está habituado a mentir.

Além disso, outro ponto importante em como saber se alguém está mentindo, é quando a pessoa colocar objetos na frente de seu interlocutor. Essa é uma forma de criar uma distância na conversa, como forma de defesa. Já notou esses gestos em alguém? Conta pra gente nos comentários!

Mão fazendo o gesto de cruzar os dedos.

4. Tamanhos das mensagens

Existem alguns pontos que podem ser importantes quando estamos falando em como descobrir se a pessoa está mentindo através da mensagem. Muita gente acha que, ao se comunicar de forma remota, fica mais fácil mentir. Mas, não é bem assim.

O mentiroso costuma mandar frases mais longas. Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, confirmou que uma frase falsa tende a ser maior do que uma frase verdadeira. 

Quando os participantes da pesquisa eram obrigados a mentir, todas as frases ficavam maiores. Outro ponto são as palavras introdutórias. Para não falar de forma direta e categórica, a pessoa que está mentindo usa palavras que remetem a incerteza.

É muito provável que o interlocutor queira evitar que você se ofenda, mas, ao mesmo tempo, não quer atender o pedido feito.

A repetição também é um dos pontos a serem observados nas mensagens. Não é à toa que “uma frase repetida mil vezes acaba se tornando uma verdade”. Neste caso, isso é um alerta e tanto. 

Duas pessoas estão sentadas no sofá. Uma delas aponta o celular e olha para a outra, que tampa as orelhas com as mãos e está emburrada.

5. Teor das conversas por telefone

A atenção na voz também é importante para descobrir se a pessoa está mentindo ou não. As alterações no tom podem identificar um mentiroso, principalmente quando ele é colocado contra a parede.

Mas, em outros casos, essas alterações podem ser mais difíceis de serem notadas; por isso, é importante prestar atenção em tudo. Ao ser questionado por algo que ele mesmo disse, o mentiroso tende a se esquivar, mostrando que não sabe o que foi dito.

Com essas dicas, é possível desmascarar qualquer mentira. A atenção aos pequenos detalhes em uma conversa pode ser útil para se livrar de ser enganado por alguém com palavras ou gestos doces. Vale lembrar que, dependendo da mentira, somente um profissional especializado poderá fazer uma avaliação detalhada e desmascarar quem está faltando com a verdade. A Líder Detetives está à sua disposição caso essa seja a sua realidade.

Saiba mais: Investigação nas redes sociais: saiba como ela pode ser feita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco pelo WhatsApp