Como terminar um casamento: 6 dicas para evitar problemas futuros

foto em preto e branco de duas alianças em um chão craquelado

Quando o relacionamento chega ao fim, é preciso saber qual a melhor maneira fazer isso sem dores de cabeça

Ao começar um relacionamento, um casal pode pensar que, assim como nos contos de fadas, vão viver “felizes para sempre”. Mas a realidade pode ser bem diferente e a separação se torna inevitável.

Durante a pandemia de 2020, o número de divórcios aumentou 15% no Brasil. Muitos casais fazem essa escolha ao perceber que a união não traz mais felicidade. Para saber se a hora da separação chegou e como terminar um casamento te daremos algumas dicas.

Como ter a certeza de que chegou a hora de pedir divórcio

O momento da separação pode ser muito difícil, afinal envolve a história do casal, as expectativas de um futuro juntos e, muitas vezes, os filhos. Mas quando os problemas se tornam maiores do que a alegria da união pode ser um alerta de que chegou o fim.

Os motivos do divórcio podem variar: problemas financeiros, de convivência ou traições são apenas alguns deles. Ao colocar na balança os prós e os contras do relacionamento e perceber que os pontos negativos pesam mais, pode ser a hora do término.

Nos casos de infidelidade, a pessoa traída pode ter mais dificuldade de optar pelo divórcio, justamente por não ter certeza da traição. Então como ter certeza disso e como sair de um casamento infeliz? Você pode coletar provas do adultério que vão ajudar no processo legal.  

imagem ampliada de mão assinando um papel

Como terminar um casamento em caso de traição descoberta com a ajuda de um detetive particular

Se você desconfia que seu cônjuge está te traindo, existem algumas evidências que podem te ajudar a confirmar suas suspeitas. Aumento nas despesas, mentiras e perda da libido podem ajudar na hora de descobrir uma traição. 

Mas nem sempre você consegue perceber esses indícios sozinho e ajuda profissional pode tornar tudo mais fácil. Contratar um detetive particular vai te ajudar a recolher as provas necessárias para confirmar o adultério e também auxiliar no processo da separação.

O casal pode não concordar sobre os termos como: divisão de bens, guarda dos filhos e outros assuntos legais. E quando uma das partes tenta levar vantagem de modo desonesto, o detetive pode ajudar reunindo provas para tornar o processo mais justo.

6 dicas de como terminar um casamento

Se você ainda não sabe como terminar um casamento depois de traição, mas já entendeu que chegou o momento de pôr um fim ao relacionamento, te daremos 6 dicas que podem ajudar nesse processo.

  1. Pense bem

Para não agir por impulso e tomar uma decisão da qual você vai se arrepender depois, pense bem sobre os motivos que você tem para terminar o casamento. Se você tiver essas razões de forma clara na sua mente vai ser mais fácil decidir de forma racional.

  1. Comunique a decisão

O diálogo é sempre importante. Deixar claro para a outra pessoa os motivos que você tem para não continuar naquela relação precisam ser conhecidos. Você também pode ouvir a opinião do outro e juntos chegar a uma decisão. 

  1. Busque orientação profissional

Mesmo quando os dois entram em acordo sobre a separação, questões como partilha de bens, pensões e guarda dos filhos podem exigir atenção especial. Procure um advogado para acompanhar esse processo e dar o suporte necessário.

  1. Siga as orientações recebidas

Depois de conversar com um advogado sobre como terminar um casamento e se certificar de tudo que você precisa fazer, aja de acordo. Reúna documentos, participe das audiências, evite agir por impulso e não faça nada que possa prejudicar você durante o processo.

  1. Procure apoio

Esse pode ser um momento doloroso e dividí-lo com pessoas de confiança entre família e amigos pode ser fundamental para a superação. Buscar um psicólogo também pode ser de grande ajuda. 

  1. Cuide de você

É possível que as questões burocráticas da separação e todas as mudanças do momento façam com que você se coloque em segundo plano. Por isso, cuide da sua saúde física e mental, faça coisas que gosta e, quem sabe, descubra algo novo para se dedicar.

Seguindo as dicas da Líder Detetives, você poderá tomar decisões mais acertadas ao terminar um casamento. Temos os melhores profissionais de investigação particular à disposição para te ajudar quando você precisar de serviços particulares de investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco pelo WhatsApp