Início » Investigação Conjugal » 5 mentiras mais comuns no relacionamento

5 mentiras mais comuns no relacionamento

Saber quais são as principais mentiras no relacionamento pode ajudar a identificar possíveis casos de traição

Se tem algo que sempre ouvimos falar é que confiança no relacionamento é algo essencial para que um casal possa viver em harmonia. De fato, isso é verdade! Com isso, se existem grandes ou pequenas mentiras no relacionamento, fica muito difícil fazer com que ele dê certo, especialmente quando se trata da fidelidade do parceiro

Quando existe traição no relacionamento, é comum que existam mentiras por parte de quem trai. Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Happn — app de relacionamento — mostrou que os brasileiros são os que mais mentem na paquera online.  

Esse cenário prova que, infelizmente, muitas pessoas que estão em um relacionamento sério não estão comprometidas em manter as mentiras longe do relacionamento. Consequentemente, muitos casais acabam se separando por desconfiarem do parceiro — já que ele dá motivos, ao mentir — ou até desmascarando as mentiras e descobrindo traições. 

Mas, afinal, quais são as mentiras mais comuns em relacionamentos amorosos? E como descobrir mentiras e traições? Será que é melhor contratar ou não um detetive nessa situação? Continue a leitura e descubra! 

Quais são as principais mentiras nos relacionamentos?

É comum que as pessoas queiram saber quando o parceiro é mentiroso. Afinal, ninguém deseja passar por uma situação de traição e permanecer nela. 

Sim, geralmente, a omissão e mentira entre parceiros está relacionada a traições. Afinal, eles estão fazendo algo escondido e não querem ser descobertos. Isso inclui mentir tanto para o companheiro, quanto para a pessoa que está sendo amante. 

As mentiras e omissões no relacionamento funcionam como se fossem uma bola de neve. Quem costuma contar pequenas mentiras, pode aumentá-las cada vez mais até que se torne algo enorme, que destrói o relacionamento. 

Aqui está uma lista com algumas das mentiras mais comuns nos relacionamentos. 

1. Ficar até mais tarde no trabalho

Se você está em um relacionamento de um bom tempo e a pessoa tem um horário de trabalho previsível, mas, de repente, isso muda, pode ser que ela esteja mentindo sobre isso.

Será que o trabalho do seu parceiro realmente exige que ele trabalhe até tarde da noite nas quintas e sextas ou muito cedo nos sábados? 

Obviamente, existem casos que são assim e não existe nenhuma mentira. No entanto, enquanto você acredita que seu parceiro está trabalhando muito, na verdade ele pode estar ocupado amorosamente com outra pessoa. 

2. Mentir sobre o telefone

Algumas pessoas realmente têm um celular pessoal e um apenas para trabalho. Justamente por isso ser muito comum no mundo corporativo, algumas pessoas que traem aproveitam dessa situação. 

Inclusive, algumas pessoas possuem até mais que dois celulares para que a parceira — ou parceiro — não descubra sobre amantes. 

No telefone pessoal, você poderá verificar os registros telefônicos e mensagens. Para o outro aparelho? Sem chance, você não terá acesso. 

3. Mentira sobre as amizades

Não há absolutamente nada de errado com seu parceiro sair socialmente com uma boa amiga dele da época da escola ou da faculdade. 

No entanto, se essa “amizade” de repente se tornar um pouco mais secreta, algo pode estar errado. 

Se você está observando sinais que indicam que essa relação pode ser um pouco mais que apenas amizade, então não tem nada de errado em você fazer algumas perguntas sobre ela. 

4. Mentir sobre estar ocupado

Alguns mentirosos têm uma “consciência”. Digamos que um mentiroso conheça você e lhe dê a impressão enganosa de que ele só quer passar tempo com você — mesmo que haja três ou quatro outras mulheres que ele tenha ao seu lado.

Um dia, ele pode começar a pensar: “Uau, estou realmente brincando com as emoções dessa mulher. Preciso parar de enganá-la”. No entanto, ele simplesmente não consegue se “abrir” com você.

Então o que ele faz? Ele se torna indisponível e distante. Ele está esperando que ele possa desaparecer lentamente de sua vida sem ter que explicar nada.

Além disso, se um relacionamento sério já existe, isso também é sinal de que a pessoa não está mais tão interessada em mantê-lo. Ou então, ela está dizendo que está ocupada quando na verdade está envolvida romanticamente com outra pessoa. 

5. Mentir sobre nunca mais trair novamente

Quando uma traição é descoberta, algumas pessoas ficam com dúvida se devem ou não dar uma segunda chance ao relacionamento. 

Nessa situação, cada pessoa deve avaliar o que é melhor para si. No entanto, os mentirosos gostam de mentir. É isso que eles fazem. Se uma pessoa traiu uma vez, é muito provável que ela trairá novamente. 

A melhor coisa a fazer em uma situação assim é ser forte o suficiente para ir embora logo na primeira traição que for descoberta. Afinal, uma pessoa que trai claramente não respeita o seu parceiro e o seu relacionamento. 

Leia também: Como saber se a pessoa está mentindo?

Quais são os efeitos causados pelas mentiras para o casal?

Mentiras no relacionamento sempre são algo ruim e podem trazer muitos problemas. Além disso, uma pessoa que mente em uma relação amorosa está sendo totalmente egoísta, já que provocará sofrimento ao seu parceiro. 

Entenda quais são os principais efeitos causados pelas mentiras para o casal. 

Perda da confiança

As mentiras em um relacionamento podem até serem benéficas para o mentiroso no início, porém, com elas farão com o que a confiança do parceiro seja abalada.

Quando descobrimos uma mentira, seja ela sobre uma traição ou não, a primeira coisa que podemos querer é nos afastar da pessoa que mentiu. Afinal de contas, ela não se preocupou em mentir e nos magoar. 

Sem confiança, fica difícil manter um relacionamento saudável, já que a desconfiança estará sempre presente. 

Perda da autoestima

Sim, as mentiras podem afetar — e muito — a autoestima da pessoa do parceiro que está sendo enganado. 

Quem descobre uma mentira, especialmente se for uma traição, tem a autoestima abalada já que pode se sentir “inferiorizada”. 

Fim do relacionamento

De fato, as mentiras podem acabar com o relacionamento de qualquer casal. Por menos que elas sejam, podem se tornar um grande problema se o relacionamento não chegar ao fim assim que são descobertas. 

Uma relação duradoura pode acabar rapidamente quando uma mentira é descoberta. Mas, geralmente, dependendo da mentira, essa é a melhor opção. 

Como descobrir mentiras no relacionamento?

A primeira coisa que você deve fazer para descobrir se existem mentiras no seu relacionamento é observar se a lista que citamos. Se você perceber que sim, o seu parceiro está dando desculpas relacionadas às mentiras mais comuns em relacionamento, esse já é um sinal de traição.

No entanto, não é porque você desconfia que uma pessoa está mentindo para você que ela realmente está fazendo isso. 

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como lidar com pessoas mentirosas, afinal, quando será que elas estão dizendo alguma verdade?

Geralmente, mentirosos costumam ser muito bons em fingir sentimentos que não estão sentindo. Porém, também podem manifestar o que realmente estão sentindo de forma espontânea. 

Algumas das principais características de uma pessoa mentirosa são:

  • São manipuladores;
  • Conseguem se expressar bem;
  • Possuem boa aparência;
  • São espontâneos;
  • São confiantes ao contar uma mentira;
  • Conseguem esconder as emoções;
  • Pensam rápido. 

As características acima realmente estão relacionadas a pessoas mentirosas. Mas, mesmo assim, elas também não provam que uma pessoa costuma mentir, já que uma pessoa pode se expressar muito bem, por exemplo, e ser muito honesta. 

Muitas pessoas ficam confusas e gostariam de saber por que as pessoas mentem. Isso costuma acontecer porque os mentirosos não querem causar sentimentos negativos, evitar conflitos ou apenas desejam fazer mal ao parceiro. 

Entretanto, não importa por qual motivo a pessoa realmente mente em um relacionamento, ela está errada em fazer isso e não é normal que existam mentiras em uma relação. 

Devo contratar uma investigação conjugal?

Mas e o que fazer para realmente descobrir mentiras e traições no relacionamento? O que fazer quando existem mentiras no relacionamento? E como superar mentiras no relacionamento? 

As questões acima são muito comuns quando alguém desconfia e/ou descobre que existem mentiras e traições no relacionamento. 

Quando o assunto é sobre como lidar com mentiras do parceiro, é importante entender o que você sente e o que é melhor para você. Se sentir dificuldades em lidar com essa situação, procure pela ajuda de um profissional na área da psicologia. 

Já quando se trata de descobrir se o parceiro está mentindo ou traindo, a melhor opção é contratar o serviço de investigação conjugal. Um detetive particular especializado conseguirá fazer a investigação de forma discreta, sem que o investigado perceba a situação. 

Agora que você já sabe quais são as principais mentiras no relacionamento e quando deve contratar um detetive conjugal, que tal entrar em contato com os especialistas da Líder Detetives? 

Diretoria Líder

Diretoria Líder

A Diretoria Líder é responsável por uma empresa especializada em serviços de Investigação Particular, com mais de 20 anos de história. Possuímos a melhor equipe de detetives particulares de São Paulo e atendemos todo o território brasileiro para solucionar os mais diversos casos de investigação.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário abaixo
e aguarde nosso contato.
Se preferir, ligue para:
(11) 3872-5461 ou (11) 99933-0374
Atendimento confidencial

ARTIGOS RECENTES