Um detetive particular pode ajudar você a voltar a entender como confiar em alguém e superar esse momento difícil, confira em nosso artigo abaixo:
Depositar confiança em alguém é uma parte fundamental dos relacionamentos que você desenvolve com as pessoas ao seu redor. Isso acontece em diferentes graus e inclui família, amigos, colegas de trabalho, colegas de estudos e outras pessoas com quem você convive. Mas, como confiar em alguém, se acontece algo e faz com que essa confiança seja abalada?
Pode ser difícil manter a relação e, algumas vezes, pode até atrapalhar a capacidade de confiar nas pessoas. Veja, a seguir, algumas dicas de como voltar a confiar em alguém.
Leia também: Compulsão por trair: fato ou desculpa para infidelidade?
O que é e como se constrói a confiança?
Confiar nas pessoas é uma parte importante das relações humanas, fundamental para a própria sobrevivência. Sem ela, você ia acabar andando sempre suspeitando de todo mundo e preocupado com os perigos que outras pessoas poderiam oferecer a você.
Mas a confiança não surge automaticamente. É preciso saber como trabalhar a confiança no relacionamento e construir um ambiente propício para que ela floresça. É como um bem muito valioso. Você deixaria qualquer pessoa cuidar da sua conta bancária, casa, carro?
Apenas alguém que você considerasse que merece, certo? E é assim o processo: com o tempo, com a convivência, prestando atenção em como o outro se comporta, que você se sente confortável para permitir que alguém tenha partes dessa confiança.
Gradualmente, essa confiança pode aumentar ou diminuir, dependendo de como o outro reage.
Quais são os pilares da confiança?
Certamente você não vai confiar em todas as pessoas que você conhecer na vida. Algumas pessoas não são realmente confiáveis. Para desenvolver confiança em alguém você vai precisar de pelo menos três coisas.
Conhecer a pessoa. Pense sobre as pessoas que você confia: sua família e amigos, por exemplo, o quanto você sabe sobre eles e o quanto eles sabem sobre você? Quando você conhece bem alguém você consegue perceber com mais clareza se pode confiar nela ou não.
Honestidade. Não se pode confiar em alguém sem honestidade recíproca. Quando você pode ser você mesmo, falar abertamente e não sentir que é julgado ao dar opiniões ou receber conselhos, você certamente vai sentir confiança.
Reciprocidade. Qualquer relação sadia precisa de equilíbrio. Isso vai exigir respeito, comprometimento, e sentimentos mútuos. Se você faz muito por alguém e ela age de forma parecida, é provável que você não vai conseguir confiar plenamente nessa pessoa.
Perdoar ou confiar nas pessoas? Qual a diferença?
Quando alguém te magoa a ponto de fazer você desacreditar dela, pode levar um tempo para que essas feridas cicatrizem. Durante o processo de superação, entenda a diferença entre perdoar e confiar nas pessoas, para que você não se machuque ainda mais.
Perdoar: É não cobrar mais alguém pelos danos causados. Inclui não voltar sempre no mesmo assunto, não culpar a pessoa nem tentar puni-la de alguma forma. Perdoar não significa que você esqueceu o que aconteceu, mas que aquela situação não te dói mais.
Confiar: é acreditar na pessoa. Quando você confia, toma como verdadeiras as palavras e as atitudes de alguém. Significa que você não suspeita que as intenções dela são ruins. Não age falsamente com ela e tem esperança que ela tenha a mesma atitude.
5 dicas práticas de como voltar a confiar em alguém
Independente de qual seja o seu tipo de relacionamento, é difícil aceitar o rompimento que pode ser causado pela quebra da confiança com alguém que você gosta. Se você está em uma situação como essa e quer saber como confiar em alguém, veja essas dicas.
Tenha autoconfiança
É normal que, quando alguém erra com você, apareçam pensamentos do tipo: “eu sou muito ingênuo! Como eu não percebi isso antes?” E outros questionamentos que podem fazer com que você se sinta culpado por não ter detectado a cilada antes.
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar do sentimento de culpa e confiar em si mesmo. Sua insegurança interfere em como você interage com outras pessoas. Estando bem com você, é mais fácil se abrir para lidar melhor com a outra pessoa.Observe as atitudes
Antes de decidir se confia ou não em alguém que já te machucou no passado, preste atenção em como essa pessoa se comporta. Talvez ela não se arrependa das decisões que te prejudicaram e não mude seu comportamento. Será que vale a pena arriscar?
Se o caso foi adultério em um relacionamento amoroso, a pessoa pode ter uma compulsão por trair, o que torna mais difícil restabelecer os laços de confiança. Se certifique que você não está entrando em um ciclo que vai se repetir.Estabeleça o diálogo
Como base de qualquer relacionamento saudável, a conversa pode ajudar a esclarecer muitas coisas. Converse com a pessoa sobre as suas preocupações e tire a limpo o que pode ter restado de mal entendido.
Seja sincero e exponha o que te chateou e sua preocupação sobre acontecer novamente. Mas lembre-se: esta deve ser uma oportunidade de melhorar a relação, então evite acusações e julgamentos desnecessários.Seja confiável
Você atrai para perto de si e é atraída por pessoas parecidas com você, mesmo que de forma inconsciente. Se você não é uma pessoa confiável, a tendência é que atraia pessoas que tenham atitudes semelhantes às suas.
Quando você não pode ser uma pessoa de confiança para alguém, é provável que você desconfie de todo mundo. Demonstre por palavras e ações que você é verdadeiro com as pessoas no geral e que, mesmo com algum episódio desagradável no passado, você está disposto a seguir em frente.Saiba que falhas futuras poderão acontecer
Por mais que você tenha medo de uma nova decepção, precisa admitir que as pessoas podem cometer erros, ninguém está livre disso. Não tem como garantir que não vão pisar na bola com você novamente.
O que você pode fazer, agora que está mais atento aos sinais de perigo e do mal que pode ser causado por isso, considerar se aquele erro é relevante o suficiente para abalar essa relação novamente. Se não for um grande problema para você, não precisa haver rompimento.
Como a Líder Detetives pode te ajudar a confiar nas pessoas?
Quando estamos muito envolvidos emocionalmente com a situação, podemos deixar passar alguns indícios de que uma pessoa não merece nossa confiança. E mesmo quando detectamos uma amizade falsa, podemos precisar de ajuda especializada para lidar com o caso.
É por isso que a Líder Detetives conta com uma equipe de profissionais qualificados e experientes para te ajudar a voltar a confiar nas pessoas. Com discrição e agilidade, eles vão te ajudar a saber se vale a pena ou não confiar novamente em uma pessoa. Dessa forma vai ser mais fácil saber como voltar a confiar em alguém e viver seus relacionamentos com mais tranquilidade.
Se todo mundo merece uma segunda chance, você pode contar com uma investigação particular da Líder Detetives para decidir com mais segurança.