Amizade falsa: como desmascarar quem trai sua confiança

Homem de traje social com uma máscara na frente do rosto

Aprenda a identificar os sinais de falsidade no comportamento dos seus amigos

Todo mundo deseja estar cercado de pessoas de confiança, com as quais possa contar nos bons e nos maus momentos. Mas muitas vezes nem todas as pessoas que estão no nosso círculo social são honestas nesses relacionamentos.

É provável que você se lembre de alguma situação em que descobriu que uma pessoa próxima não era alguém de confiança. Muitas vezes não identificamos uma amizade falsa até que uma situação extrema aconteça, pois não era algo esperado.

Mas é possível prevenir decepções e perceber alguns sinais de que nossos amigos não são tão confiáveis quanto pareciam. Vamos falar sobre 5 comportamentos que podem identificar essas pessoas e como se livrar dessas situações.

05 comportamentos de amizades falsas

Existem vários indícios que uma pessoa dá em seu comportamento que nos leva a desconfiar das intenções que existem por trás daquelas atitudes. Através de  gestos e palavras podemos saber se a pessoa está mentindo

1. Fazer muitas críticas

Aquela pessoa que sempre tem comentários negativos sobre qualquer coisa. Pode ser que ela também faça fofocas e tenha algo ruim para falar de outros amigos, trazendo mal entendidos para o grupo. Esse comportamento pode ser um disfarce para inveja.

O que pode parecer uma opinião sincera e cheia de boas intenções é na verdade algo depreciativo e que te coloca para baixo. Perto desse amigo você sente que está sempre pisando em ovos e nunca sabe quando pode falar sem que isso se volte contra você.

2. Agir por interesse

Esse tipo de amizade costuma agir por conveniência. Tem algo que você pode oferecer que interesse a ela? Então ela vai estar lá com você, sempre pronto para tirar vantagem de qualquer situação.

Pode até parecer uma pessoa disponível, prestativa, mas só quando lhe convém. A partir do momento que ela percebe que não pode ganhar o que ela quer nesse relacionamento, ela pode ficar mais resistente a estar com você ou simplesmente sumir.

3. Nunca está disponível

Sabe aquela pessoa que nunca pode te ajudar, por mais que fale que pode contar com ela para tudo? Então, pode ser um alerta de que tem algo errado. Se quando você procura ela nunca está disponível, mas está sempre te pedindo favores, essa relação não está equilibrada.

Isso se aplica tanto em momentos em que uma das partes precisa de companhia, um ombro amigo, ou até para ajudar em uma mudança e pedir algo emprestado, por exemplo. Se um sempre serve mas nunca é amparado pelo outro, hora de repensar a relação.

4. Manipulação

Alguém que faz de tudo para conseguir o que deseja. O manipulador pode usar de diversos artifícios para te convencer a fazer o que ele quer. Pode ser chantagem emocional, fazendo você sentir culpa ou pena dele, ou colocando ideias dele na sua mente para que você pense que são suas.

Esse comportamento é muito perigoso pois você pode não perceber que está agindo por coação e se convencer de que essas atitudes partiram só de você mesmo. Quando existe manipulação a pessoa está sempre pensando nos próprios interesses, sem pensar nos danos que pode causar aos outros.

5. Egocentrismo

Sempre o centro das atenções, tudo gira em torno dela. A pessoa com esse comportamento vai se colocar sempre em primeiro lugar, mesmo quando o foco deveria ser você. Se você tem um problema ou uma conquista, ela dá um jeito de chamar atenção para si.

É como estar em uma constante competição: tanto os problemas são muito mais graves quanto as vitórias são muito maiores que as suas. Essa atitude egoísta pode até convencer outras pessoas que o egocêntrico merece atenção especial.

Homem e mulher se olhando com expressões irritadas

Como se afastar de amizades falsas

Uma vez que você reconhece a amizade falsa, pode ser difícil tomar a decisão de se afastar dela, afinal um amigo é alguém por quem você tem sentimentos profundos e espera que sejam duradouros. Mas é necessário cortar alguns vínculos para se sentir bem novamente.

Você não precisa simplesmente parar de falar com a pessoa, mas pode diminuir o contato gradativamente. 

Não atenda prontamente. Se a pessoa não tem tempo para você nunca, por que você não faria o mesmo? Segure a vontade de correr para atender sempre que ela solicitar. Assim também dá chance da pessoa perceber que você não tem todo tempo do mundo para ela.

-Não confie seus problemas e projetos a ela. Evite falar de assuntos muito pessoais, positivos ou negativos, para que a pessoa não te deixe para baixo. Dessa forma você pode se afastar aos poucos mas manter o contato básico.

-Siga em frente. Por mais que você sinta tristeza ao descobrir uma amizade falsa, esse não é o fim do mundo. Compreenda que o número de pessoas que podemos confiar totalmente na nossa vida toda é muito pequeno. A maioria delas será apenas colegas que mantemos relações boas mas não profundas.

Como a Líder Detetives pode ajudar a identificar se um amigo está sendo falso

Para quem está envolvido emocionalmente na relação pode ser mais difícil identificar uma amizade falsa. Mas você não precisa se preocupar com isso pois a Líder Detetives dispõe de profissionais que sabem como descobrir amizade falsa.

Se você desconfia de algo e precisa descobrir se um falso amigo pode te prejudicar, contate nossos serviços que são feitos com discrição e rapidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco pelo WhatsApp