Autor: Líder Detetives

Compartilhe

Conheça os direitos e deveres de como o  detetive particular pode atuar

 

Essa é uma das perguntas mais feitas e a resposta é simples: o detetive particular, não pode prender ninguém, mesmo que esteja colaborando com a polícia. Apenas policiais podem prender pessoas. 

No entanto, o detetive particular pode trabalhar em parceria com a polícia. Em alguns casos, os dados coletados podem ajudar na conclusão de alguns casos.  O detetive também pode procurar a polícia, quando durante a coleta de dados, se depare com um caso de crime. 

 

Mas quem é o detetive particular?

 

Famosa nos livros, a profissão de detetive particular gera muita curiosidade nas pessoas. Afinal, quem nunca se imaginou trabalhando ao lado de detetives famosos da ficção?

As perguntas mais encontradas são sobre qual o tipo de formação acadêmica a se buscar, quais são os direitos e deveres do profissional e, principalmente, se o detetive tem poder de prender algum suspeito investigado por ele.

Um detetive particular é o profissional habilitado para investigar e obter provas de casos para o qual é previamente contratado por uma pessoa interessada em obter informações seguras sobre fatos específicos. 

Ele pode atuar na investigação de fatos que produzam provas relativas a casos como relacionamentos extraconjugais, busca de pessoas e animais desaparecidos e investigações empresariais, por exemplo. 

 

Qual a formação de um detetive particular? 

 

Para um interessado ingressar na profissão de  detetive particular, o caminho a ser seguido passa pelo curso de formação de detetives que tenha validade no território nacional.

Através dos cursos o detetive  irá aprender sobre noções de direito criminal, noções de psicologia, elaboração de relatórios, formas de investigação, quais e como utilizar os diferentes aparelhos eletrônicos cada dia mais inteligentes e que são imprescindíveis no desenvolvimento da profissão,  além de outras tarefas relacionadas à investigação.

É uma profissão que requer  muito estudo e atualização. Um detetive particular hoje,  faz uso da tecnologia e ela por sua vez, recebe atualizações todos os dias.   Cada vez mais mais rápida e cheia de inovações, faz com o que o profissional tenha que se  manter cada vez mais informado e consciente de que uma reciclagem deva ser constante.

 

Quais são os deveres do detetive particular? 

 

Reconhecida  no Brasil em 2017, pela LEI 13.432/2017 um detetive particular tem como durante o processo de investigação o dever de  preservar os sigilos das fontes, respeitar a privacidade, honra e imagem das pessoas. Assim como, zelar pela conservação e proteção de documentos, objetos, dados ou informações que lhe forem confiados. Além da prestação de contas, sempre que um caso for finalizado ou  por solicitação do cliente. 

 

Assim como direitos adquiridos na lei 

 

A partir de 2017, além dos deveres, o detetive particular tem  sua profissão garantida pelo direito de poder exercer a profissão em todo o território nacional na defesa dos direitos ou interesses que lhe forem confiados, pode recusar serviço que considere imoral, discriminatório ou ilícito e também renunciar o serviço contratado.