Compartilhe

Está precisando contratar um serviço de investigação empresarial para o seu negócio? Ou possui alguma suspeita e deseja apenas conhecer mais um pouco sobre esse trabalho e quais são os resultados possíveis de se garantir?

Só o fato de estar pesquisando sobre investigação empresarial significa que você tem algo a zelar. E você está certo. Diante de possíveis fraudes, desvios, chantagens ou furtos, antes das emoções tomarem conta, é preciso uma decisão assertiva: contratar detetives experientes, isentos e, acima de tudo, discretos. Afinal, em casos como esses, todo e qualquer dano deve ser evitado, acima de tudo os que podem alcançar clientes e parceiros.

Por isso mesmo, temos de ser taxativos: se você precisa mesmo contratar um serviço de investigação empresarial, você precisa, antes de qualquer coisa, de uma empresa de investigação empresarial séria.

Como é uma investigação empresarial?

Uma resposta precisa, claro, depende da complexidade de cada caso. Em linhas gerais, porém, podemos adiantar que uma investigação numa empresa pode se dar de duas principais formas:

  • Como monitoria.
  • Como infiltração.

Nos casos de monitoria, toda a comunicação da empresa passa a ser rastreada e analisada. O intuito, evidentemente, é não apenas descobrir quem pode estar causando danos à empresa como reunir provas para o caso de futuros processos judiciais.

Esse método de investigação empresarial é feito através de equipamentos e softwares de alta tecnologia que são instalados em celulares, computadores e tabletes, e que captam ligações, conversas, troca de documentos, envio de fotos e vídeos. Gravadores e câmeras podem eventualmente ser usadas também.

Já no caso de infiltração, que se supõe um nível mais complexo de investigação, é necessário que um detetive particular literalmente se infiltre nos ambientes controversos para assim mapear – quase como nos filmes – pessoas e processos suspeitos.

Como evidentemente podemos pensar: a inserção de um detetive deve ser feita com cuidado para não levantar desconfianças. Em alguns casos, finge-se até uma seleção de candidatos via Recursos Humanos, só para preservar a naturalidade do dia a dia da empresa.

Depois de “contratado”, o detetive assume seu posto – a área suspeita – e começa seus trabalhos. Todas as informações são coletadas e arquivadas em tempo real e o contratante mantém-se por dentro da investigação por relatórios às vezes até diários.

Investigação e assessoria jurídica

Seja qual for o método adotado, toda investigação empresarial deve contar com uma assessoria jurídica à altura, naturalmente para dar conta de todos os processos – não só da investigação, como os da empresa investigada – garantindo assim que se chegue à solução do caso com danos mínimos, principalmente para o contratante.

É a assessoria jurídica também que vai dar respaldo para a garantia dos direitos à privacidade, assim como para orientar a melhor forma de reunir provas legítimas ou mesmo para abordar os suspeitos.

É sempre importante salientar que a má conduta de um detetive pode complicar ainda mais o caso. O desrespeito à lei, por qualquer uma das partes, pode levar a outros processos. Daí a importância de alguém experiente que já saiba o que pode ou não ser feito.

É importante observar que numa sociedade cada vez mais competitiva, não é raro casos de desvios, fraudes, entre outras ações de má índole por parte de funcionários – ou mesmo de sócios.

Assim como realizar auditorias é um processo saudável para o crescimento de uma empresa, uma investigação empresarial não deve carregar o mito – por parte da própria instituição contratante – de ser uma quebra de confiança que se supõe inerente. O acompanhando da gestão por parte dos responsáveis é, antes de tudo, um imperativo.

Empresa de investigação empresarial

A investigação empresarial tem crescido no Brasil como uma alternativa segura para garantir a preservação de patrimônios, assim como para checar e obter informações cruciais em transações mais importantes como fusões, compras ou vendas.

Tudo isso, claro, garante a credibilidade da empresa, além do alívio de gestores ou donos que devem, certamente, cuidar do que possuem, até porque respondem pelo que possuem. Se você é uma dessas pessoas, não hesite em contratar o serviço de investigação empresarial com quem entende e é experiente no assunto.