A investigação em empresas é um serviço de investigação particular tão importante quanto todos os outros, e pode oferecer resultados incríveis

Quando se fala sobre a investigação particular, é comum pensar apenas em questões familiares, matrimoniais e pessoais, mas o universo de atuação de um detetive é muito maior do que isso.

Empresas e indústrias também podem contar com serviços especiais de investigação, de modo que consigam descobrir uma série de assuntos que podem tirar o sono dos gestores e chefes. Assim, será possível trabalhar normalmente e sem nenhum receio.

Esse serviço é chamado de investigação empresarial ou de investigação industrial e se mostra como uma das principais atribuições de um investigador particular. Descubra como funciona esse serviço e quais são os resultados que podem ser obtidos por ele.

O Que é a Investigação Empresarial?

Por mais que se confie nos colaboradores que trabalham em uma empresa, eles ainda são pessoas, infelizmente sujeitos a agirem de má fé, seja para benefício próprio ou de outras pessoas.

Por isso, é bastante comum que as empresas sofram com a interceptação de dados, informações, relatórios, e-mails e até mesmo de dinheiro, o que pode se reverter não apenas em danos financeiros, mas também de sua integridade e sigilo no mercado.

Diferente do que a maioria das pessoas pode pensar, nem sempre os causadores desses vazamentos e interceptações são pessoas de fora, mas sim as de dentro, que possuem mais facilidades por já estarem na empresa e terem acesso a sistemas e informações sigilosas.

A investigação empresarial ajuda empresas a investigarem funcionários, seja qual for o cargo que eles ocupem, de modo a ter certeza de que tudo está em ordem ou que realmente existe um plano de interceptação na empresa.

O Que Pode Motivar a Investigação Industrial?

Saiba o que pode motivar uma investigação empresarial

Ao entender um pouco mais sobre o serviço, pode parecer que apenas quando já existe alguma desconfiança é que deve-se recorrer à investigação particular na empresa. Porém, isso não é verdade.

Claro, quando algum gestor, chefe ou outro funcionário desconfia que algo está errado, esse é um indicativo importante, mas não é preciso esperar por esse momento para se solicitar uma investigação empresarial.

Muitos dos golpes feitos dentro das empresas são sorrateiros, para que não sejam percebidos pelos outros. Isso pode acontecer, por exemplo, no desvio de uma pequena quantidade de dinheiro todos os dias, para não deixar a interceptação evidente.

Também é importante ressaltar que não é apenas diretamente no desvio de dinheiro que ocorrem as falcatruas dentro da empresa. Pode ser que tenham sido instalados equipamentos de espionagem, como microcâmeras, escutas telefônicas e microfones, que são de difícil detecção.

Por isso, é importante olhar para a investigação industrial não como uma medida de caráter corretivo, mas sim preventivo, já que nunca se sabe quando algo de errado pode estar acontecendo.

Como é Feita Essa Investigação?

Todo o processo é conduzido por um detetive particular, profissional que tem total conhecimento da parte técnica e também prática das investigações.

Primeiramente, é necessário que seja feita uma reunião com o contratante do serviço, de modo a entender quais são as possíveis desconfianças e alinhar o que será realizado no serviço. Nessa conversa, ele obterá o máximo de informações possível para a investigação do caso.

Depois de ter coletado tudo o que puder, então o investigador começará a atuar na empresa. São várias as ações que ele pode tomar, como, por exemplo:

  • Fazer uma inspeção minuciosa na empresa, em busca de equipamentos de espionagem ali presentes, em um processo que é conhecido como contra espionagem;
  • Se passar por um novo funcionário para se aproximar às pessoas que podem estar agindo incorretamente, de modo a obter informações sigilosas e que possam contribuir para a investigação;
  • Verificar o sistema de internet e os computadores da empresa, que podem contar com algum tipo de dispositivo que intercepta as informações e as envia a terceiros;
  • Analisar as contas a pagar e a receber e o balanço contábil da empresa, em alguns casos com o auxílio de quem contratou o serviço, para verificar movimentações estranhas.

Seja qual for o método escolhido, ele sempre é realizado mediante a aplicação das melhores técnicas para uma boa investigação, para que nenhum dos outros funcionários desconfie de nada.

Confira quais serão os resultados da investigação de empresas

Durante cada um dos passos da investigação empresarial, o investigador coleta informações, dados, evidências, imagens, arquivos e tudo mais que possa ser usado como prova, de modo a constatar que aquilo é verdade. Afinal, não há como acreditar apenas em suposições.

Qual é o Resultado da Investigação nas Empresas?

Depois de se averiguar tudo o que for necessário e coletar provas suficientes, então a equipe de Recursos Humanos pode proceder com a demissão dos funcionários que estiveram envolvidos no esquema, de modo que a empresa não sofra mais com isso.

Inclusive, de acordo com as provas coletadas, pode-se até mesmo ingressar um processo judicial contra os envolvidos, que terão que pagar pelo que fizeram, de acordo com o que mandam as leis.

São vários os motivos para contratar um detetive para investigação empresarial, mas seja qual for, é muito importante que todas as empresas recorram a essa alternativa para que se assegurem de que não estão sendo prejudicadas.

Empresas de todos os portes e segmentos podem contar com esse tipo de serviço, que já foi utilizado por grandes empresas, como Coca-Cola e Brasil Telecom, apenas para citar algumas.
Quando for contratar o serviço de investigação empresarial, conte com uma empresa de detetive particular reconhecida no mercado, como a Líder Detetives, que já atua há mais de 19 anos no mercado e pode oferecer serviços de qualidade absoluta e comprovada. Assim, os resultados serão os melhores possíveis.