Games são excelentes alternativas para testar seu espírito investigador, confira os melhores jogos de detetives neste artigo!

A profissão dos Detetives é uma das profissões que mais habita no imaginário de crianças, jovens e adultos. E, os jogos de detetives são excelentes opções para se divertir e entender melhor essa profissão!

Aquela figura emblemática, que se apresenta de casaco e chapéu e tem como ferramenta principal uma lupa já conquistou e inspirou sonhos de muitas pessoas por aí.

Afinal, quem nunca quis usar disfarces, espionar alguém ou desvendar algum caso?

Mas não é bem por aí. Detetives são pessoas curiosas, destemidas, mestres na inteligência, e essa vontade de ser um deles pode estar presente em todas as fases da vida, e uma profissão cercada de mistério e aventura exige muita prática.

Para aqueles que querem apostar na profissão, ou mesmo aqueles que apenas querem desfrutar por alguns instantes do espírito investigador, há jogos que proporcionam experiências semelhantes as que são vividas por estes profissionais.

Listamos cinco jogos de detetives para você se inspirar. Confira:

1- Carmen Sandiego

A ladra mais famosa e procurada de todos os tempos, Carmen Sandiego ficou conhecida na década de 90.

Jogo de detetive Carmen

O sucesso dos games foi tanto, que Carmen Sandiego ganhou versão nos desenhos animados, quadrinhos, seriados, livros e jogos de tabuleiro.

Nos games, a mulher de vestido e chapéu vermelhos era perseguida por dois aspirantes a detetives e podia estar em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. Era comum ver os jogadores visitando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para procurar provas.  

Pela sua capacidade de ensinar conhecimentos gerais aos jogadores de todas as idades, o jogo apresentava forte apelo educativo. Era possível aprender um pouco de idioma, de matemática e havia um quiz sobre cada local pelo qual os jogadores passavam em busca de provas.  

2 – Detetive

Criado na Inglaterra em 1948, o jogo para tabuleiro Detetive é um clássico dos dias atuais.

Jogo de detetive tabuleiro

O sucesso ultrapassa gerações e hoje já conta até com uma versão 3D para tabuleiro.

Um jogo para toda a família, pais e filhos podem se divertir juntos vivendo as experiências de um detetive, cuja missão é descobrir tudo sobre um assassinato: quem é o assassino entre os personagens clássicos – o Coronel Mostarda, Dona Branca, Dona Violeta, o Professor Black, Senhor Marinho, e a Senhorita Scarlett; qual arma foi usada no momento do crime; e em qual cômodo da mansão aconteceu o delito.

3 – Sherlock Holmes para tabuleiro

O mais famoso detetive da ficção, Sherlock Holmes ganhou a sua versão para tabuleiro, que simula os processos de investigação normalmente usados pelos investigadores da vida real.

Jogo de detetive scoltland

Scotland Yard é um dos jogos de maior sucesso do Brasil há mais de 30 anos.

No jogo, assim como a personagem, os jogadores devem estar atentos a todas as pistas encontradas e anotar tudo no bloquinho de papel do detetive, pois os fatos ajudarão a revelar os casos.

São 120 casos para desvendar os mistérios nas ruas de Londres.

4 – Onde está Wally?

Desvendar crimes é talvez uma das opções mais conhecidas na profissão de detetive, mas encontrar pessoas também faz parte do seu trabalho.

Jogo de detetive wally

E encontrar Wally, no entanto, é uma tarefa difícil até para os profissionais dos olhos mais treinados.

Pode parecer fácil, mas o garoto de camisa e chapéu listrados de azul e branco, calça azul e óculos redondos aparece cercado por centenas de objetos e de pessoas e se esconde entre inúmeras distrações, dificultando, assim, a tarefa de encontrá-lo.

5 – Escape 60

Longe do mundo virtual, das telas do computador ou da família sentada ao redor de um tabuleiro, recentemente chegou ao Brasil o Escape 60, um game imersivo que propõe a vivência genuína de um detetive.

Jogo de detetive scape

Excelente opção para quem está afim de se divertir e sentir na pele a emoção de um detetive!

Em 60 minutos, um grupo que pode ser formado por uma variação de 10 jogadores, tenta desvendar enigmas de crimes escolhidos. Para ao fim do jogo, o grupo precisa organizar as pistas e resolvê-las.

BÔNUS: o clássico do papelzinho

Antes dessa era da tecnologia acessível, quando celulares, computadores e videogames não eram tão populares, um jogo fazia o maior sucesso entre família e amigos: o clássico detetive no papelzinho.

Jogar era muito simples. Bastava reunir o maior número de pessoas possível, anotar em pedaços de papel as indicações “detetive, ladrão e vítima”, e sortear.

O ladrão devia dar uma piscada direta a vítima, que “atingida” saía da brincadeira, enquanto o detetive precisava descobrir quem, entre os jogadores, era o ladrão.

Vida real

Acontece que ser um detetive profissional vai além de uma vida de aventuras. É preciso dedicação, empenho e responsabilidade para lidar com casos que definem vidas, relações e futuros profissionais.

Caso tenha dúvidas sobre a verdade por trás dos casos solucionados por investigadores profissionais, acesse o site da Líder Detetives, empresa de detetives, que conta com profissionais bem treinados e capazes de resolver qualquer situação.