Muitos não sabem disso, mas é possível utilizar técnicas e práticas de espionagem para se proteger da espionagem feita por inimigos e concorrentes

A espionagem é um serviço que realmente funciona e é utilizado para que se descubram evidências e se obtenham provas acerca de determinada desconfiança. Tal serviço é extremamente importante para proteger os dados, bens, finanças e demais informações de qualquer empresa.

Porém, um pensamento já pode ter passado pelas nossas cabeças: será que é possível fazer uma “espionagem preventiva”, ou seja, espionar uma empresa para ter certeza de que ninguém a esteja espionando?

Pode parecer um pensamento um pouco confuso, mas ele é verdadeiro. Esse serviço existe, é conhecido como contra espionagem e já foi contratado centenas de vezes por todo o mundo.

O Que é a Contra Espionagem?

detetive

Não importa qual seja o ramo de atuação de uma empresa, ela provavelmente tem concorrentes no mercado. Todos lutam por um espaço na casa ou na vida dos consumidores, com produtos e serviços que possam fazer mais sucesso. Confira o passo a passo pra ser um detetive profissional.

Além dessa concorrência, toda empresa também tem os seus dados sigilosos. Quando se pensa nisso, logo vêm à mente os bancos de dados de empresas multinacionais e de grande porte, mas uma carteira de clientes ou um relatório financeiro já é um documento sigiloso.

Os bens e as finanças de qualquer empresa costumam ficar bem próximas aos seus colaboradores, ou ao menos eles possuem mais fácil acesso a eles do que um estranho ou uma pessoa de fora.

Pois bem, tudo isso que foi citado pode parecer normal, mas quem é que garante que não existe um concorrente de olho naquele lançamento que ainda não foi anunciado, um colaborador que intercepte dados sigilosos ou até mesmo furte os bens da empresa?

É para evitar essas situações altamente perigosas que existe o serviço de contra espionagem, cujo intuito é o de garantir que não esteja havendo nenhum tipo de espionagem, interceptação ou atitude ilícita de concorrentes ou colaboradores.

Como Funciona o Serviço de Contra Espionagem?

Também chamado de contra inteligência, esse serviço tem como objetivo combater eventuais estratégias de espionagem que tenham sido implantadas em uma empresa.

É importante colocar um parêntese nessa história: o serviço de investigação empresarial é legal e tem o intuito de descobrir se algum funcionário está agindo de má fé com a empresa, seja através do furto de finanças e informações ou até mesmo pelo uso de atestados médicos falsos e ações improcedentes na Justiça.

Porém, a contra espionagem já possui um foco diferente: verificar se já existe algum plano ou até mesmo alguma ação de espionagem que vise prejudicar a empresa.

Alguns dos exemplos de espionagem ilegal que a contra inteligência visa eliminar são os seguintes:

Colaboradores do setor financeiro que repassam dinheiro para suas contas pessoais ou para outras contas de forma ilícita;
Funcionários que acessam informações restritas e as repassam a terceiros, sejam eles concorrentes ou outras pessoas;
Colaboradores da segurança ou da portaria que autorizam a entrada de pessoas proibidas ou perigosas nas dependências da empresa;
Profissionais dos departamentos criativos que repassam as ideias e planos da empresa para empresas concorrentes, em troca de dinheiro, cargos na empresa ou outros benefícios.

Essas são apenas algumas das estratégias que podem ser feitas por pessoas de má índole ou que tenham sido corrompidas por algum tipo de oferta que lhes foi feita. Caso essas ações perdurem por muito tempo, os danos podem ser drásticos e até mesmo irreparáveis.

Quais São as Técnicas e Equipamentos do Serviço de Contra Inteligência?

Contrainteligência

Existem vários equipamentos que podem ser utilizados para a espionagem de uma empresa ou de uma pessoa, desde gravadores de voz até câmeras portáteis, por exemplo. Porém, todos eles são tão pequenos e minuciosos que são praticamente impossíveis de serem encontrado.

Porém, a situação é diferente quando se trata do serviço de investigação particular, que é desempenhado por detetives particulares. Esses profissionais possuem vários equipamentos que podem ajudar a identificar escutas e itens similares, além de seu conhecimento apurado sobre o assunto. Entenda também como identificar um mentiroso.

Para que o detetive possa se orientar e traçar sua estratégia de contra espionagem, ele conversará com o contratante do serviço e pegará o máximo de informações possível sobre a empresa, seus colaboradores e concorrentes. Todas as informações podem ser úteis, por mais que não pareçam.

Portanto, quando um investigador particular está em determinado ambiente, detalhes que podem parecer irrelevantes ou que passariam despercebidos são identificados, desde equipamentos suspeitos até atitudes estranhas de algum colaborador.

Por isso, o serviço de contra inteligência é muito importante para todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, nacionais ou internacionais, antigas ou novas no mercado.

Existe um Momento Ideal Para a Contratação do Serviço?

Contratação de Serviços

Não. Mesmo que não haja qualquer desconfiança sobre espionagem na empresa, o serviço de contra espionagem pode e deve ser contratado. Quanto mais rápido se identificarem equipamentos de espionagem ou comportamentos inadequados, menores serão os prejuízos.

Não é à toa que empresas de todo o mundo investem nesse tipo de serviço para que se vejam livres de qualquer problema que possa prejudicar seu sigilo e até mesmo sua subsistência no mercado.

A importância do serviço de contra espionagem jamais deve ser relegada. Com sua contratação, será possível prevenir grandes perdas e evitar confiar em profissionais que não merecem essa confiança. Afinal, o olhar e o agir de um detetive especializado farão toda a diferença. Confira exatamente como atua um detetive particular.