Hollywood é uma das maiores responsáveis pela glamourização da profissão de investigador, graças aos inúmeros seriados e filmes de detetive.
Ao longo dos anos, foram diversos personagens de filmes de detetive que caíram no gosto do público e são mantidos como modelos de conduta ou, no mínimo, como modelos aspiracionais apenas porque são charmosos, conquistadores, corajosos e inteligentes. Consegue imaginar o mais emblemático detetive?
Sim, James Bond. Claro que James Bond não é um detetive particular comum, mas um agente da inteligência britânica. Independentemente – e sem dúvida – o personagem de Ian Fleming ajudou a disseminar o estereótipo do profissional de investigação. E, claro, tornou os filmes de detetive os mais cobiçados para se ver no cinema ou em casa.
Falando em filmes de investigação, você precisa assistir a esses abaixo. São as melhores produções que envolvem detetives. Aproveite para ver – ou rever!
Melhores Filmes de Detetive
Twin Peaks
A série de David Lynch dos anos 1990 é simplesmente sensacional, sem falar nas inúmeras quebras de paradigmas na época de lançamento. Vale a pena conhecer o agente Dale Cooper em ação, personagem de Kyle McLachlan.
Fogo contra Fogo
A trama se passa em Los Angeles e tem como fato central um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão em títulos, além de ter deixado três policiais mortos. Estrelado por Al Pacino, o elenco conta ainda com Robert De Niro, Val Kilmer e Jon Voight. Só feras.
Irresistível Paixão
O protagonista é George Clooney, que vive um charmoso ladrão. Sem sequer imaginar, para fugir da cadeia acaba usando o carro de uma agente do FBI. Essa agente é vivida por Jennifer Lopez. Desse fato em diante, uma história de amor acaba se misturando à fuga e às tentativas de não voltar para a prisão.
Os Suspeitos
Essa história se passa em Boston, nos Estados Unidos, e conta sobre o desaparecimento de duas crianças, filhos dos personagens principais. A solução do caso fica nas mãos do detetive Loki, vivido pelo talentosíssimo Jake Gyllenhaal.
O segredo de seus olhos
Esse filme maravilhoso foi ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e não foi para menos. A história tem como protagonista o astro Ricardo Darín. Filmaço que evidencia a expertise de anos e anos de conhecimento na área da investigação.
Sherlock Holmes
Quando o assunto é o detetive mais querido da literatura, personagem criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle, não tem como escolher apenas uma obra. No caso de Sherlock Holmes, o mergulho deve ser profundo. Ler os seus quatro livros e cinco coletâneas de contos e ver as tantas adaptações para o cinema. Impossível não se apaixonar.
Criminal Minds
Entre as séries, quem gosta de investigação tem que assistir a essa, criada em 2005, ambientada na subdivisão do FBI, a BAU (Unidade de Análise Comportamental). Eles analisam crimes em série ou de natureza extremamente violenta. Encara?
Os homens que não amavam as mulheres
Lisbeth Salander é, talvez, a investigadora particular mais interessante do cinema. É ela quem ajuda Mikael Bomkvist a desvendar um crime, numa ilha no norte da Suécia. Do romance homônimo de Stieg Larsson, já foi adaptado para o cinema algumas vezes e todas merecem ser vistas.
007
Falamos de James Bond no começo do artigo. E, claro, essa lista não poderia terminar sem ele. O personagem de Ian Fleming resiste ao tempo e no cinema já rendeu 24 grandes produções. James Bond é agente secreto do MI6, inteligência britânica, seu codinome é 007. Se você nunca assistiu a todos os filmes, aproveite essa aura de mistério que paira por aqui e comece. É o clássico dos clássicos.
Seja qual for o filme ou série que você vai escolher, é importante levar em consideração os exageros das tramas, principalmente a glamourização do dia a dia de um detetive. Fora das telas, nada é tão simples, nem sempre emocionante, mas uma coisa é certa: para a solução de casos importantes, é imprescindível um profissional experiente e discreto.
Se você está procurando um detetive particular, conte com profissionais sérios, que há anos no mercado atua de maneira eficiente e rápida.