De perfil a investimentos, tudo o que você precisa saber para ingressar na profissão

 

Bem longe do glamour e dos holofotes dos filmes de Holywood está o detetive profissional. Esta profissão que permeia o imaginário de uns e é vandalizada na cabeça de outros não se limita a descobrir casos de infidelidade na vida dos casais. É muito mais do que isso. Um detetive profissional pode ser o responsável por encontrar pessoas desaparecidas, por desvendar casos de corrupção, descobrir fraudes e desvio de dinheiro em empresas privadas e auxiliar em decisões judiciais.

E é assim, nos bastidores, que a profissão de detetive se mantém há anos, o que pode tornar o ingresso no mercado muito mais desafiador, já que, no Brasil, há empresas e profissionais que colecionam anos e anos de experiência. Mas fique tranquilo que há espaço para todo mundo no mercado, desde que você consiga se destacar e atenda aos requisitos esperados neste profissional.

 

Perfil de um detetive

Um detetive particular não é um oficial de justiça, não faz o que a polícia faz, por exemplo, nem tem acesso a registros do governo. O que um detetive precisa é estar na hora certa e no lugar certo.

Por ser uma profissão cercada de enigmas, é preciso ser ágil, ter habilidades de comunicação, ser paciente, sutil, ético e ter capacidade de raciocínio lógico. Apesar de ser um pouco diferente dos filmes da televisão, a capacidade de se disfarçar, camuflar e se adaptar ao ambiente também precisa fazer parte deste perfil.

Além disso, ter noção de leis e estatutos que regem a sociedade é uma característica intrínseca ao profissional. Afinal, um detetive não pode vacilar ao invadir a privacidade dos outros ou agir de maneira que possa prejudicar a imagem e colocar em risco seu cliente.

 

Formação de Detetives

Ainda que esta seja uma profissão regulamentada, não há uma graduação específica para formação de novos profissionais de investigação. Você pode procurar por alguns cursos na área, que são oferecidos por empresas renomadas, mas é importante saber que a prática é muito mais importante do que a teoria. E que, no final, o que conta mesmo são as suas habilidades e em quais quesitos o seu perfil se encaixa ao perfil de um investigador.

 

Quanto um detetive ganha?

Esta é uma profissão como outra qualquer e saber o que o mercado oferece em troca do seu trabalho também é importante, mas não vai achando que um detetive ganha rios de dinheiro da noite para o dia que não é bem assim. Muitos profissionais estão há anos no mercado, fizeram seu nome e sua carreira e hoje são verdadeiros especialistas na área. Então, quanto mais você trabalhar e se destacar no mercado, maiores serão as chances de garantir bons retornos financeiros.

 

equipamentos-de-detetive-espionagem

 

Investimentos para investigar

O baixo investimento talvez seja o fator que mais atrai profissionais na área, mas cuidado! Se antes só era necessário seguir os investigados, fotografar e gravar, saiba que hoje há uma série de materiais e equipamento que facilitam a busca pelas pistas certas. Assim, quanto mais você investir em aparelhos de alta tecnologia, mais você estará a frente dos seus concorrentes.

 

Vantagens e desvantagens de ser Detetive

Como toda profissão, antes de iniciar neste meio, é preciso avaliar o que é vantajoso e o que não é tão interessante assim. Como detetive em SP ou outra localidade, é possível que você defina os seus horários de trabalho e mantenha uma rotina um pouco mais flexível, mas é preciso também saber que muitas vezes você precisará atuar em horários alternativos, na madrugada, por exemplo, ou que você precise passar horas na frente de um local procurando por pistas.

Outro ponto a ser avaliado é que esta é uma profissão de risco, que requer muita cautela e coragem para lidar com o mistério a ser revelado, o que pode ser compensado pela oportunidade que você terá de escolher em quais casos deseja atuar.

 

Procure por empresas de investigação sérias

Se você está iniciando na carreira e quer estar em contato com os melhores profissionais, saiba que a Líder Detetives coleciona casos de sucesso de investigação e conta com especialistas comprometidos, éticos e responsáveis e que um dia começaram do zero, assim como você.