Nos filmes parece fácil descobrir se alguém está mentindo ou não, mas isso é possível. Identifique um mentiroso através de sinais e atitudes

Geralmente, nós temos uma certa dificuldade para identificar quando alguém mente. Isso é muito ruim, pois milhares de coisas passam na cabeça quando se desconfia de alguém, o que praticamente elimina as chances de confiar plenamente nela de novo.

Nós podemos até mesmo perguntar para nós mesmos se é justo fazer esse tipo de julgamento, já que ele pode ser descabido. Porém, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar um mentiroso na vida real: a pessoa até pode tentar contar uma mentira, mas seu corpo a entrega espontaneamente.

Ao falar assim, pode até parecer que a vida real é igual às séries policiais, onde os detetives e agentes conseguem identificar quando qualquer pessoa mente ou não, como Cal Lightman, da série Lie To Me (Prenda-me se For Capaz), em apenas uma fração de segundo.

Essa série, inclusive, é excelente para quem quer aprender a detectar mentiras. Existe ciência de verdade por trás de Lie to Me, já que o personagem principal é baseado em um psicólogo clínico chamado Paul Ekman, autor de vários livros sobre o assunto.

Isso realmente é possível, até mesmo quando se trata de mentirosos experientes e aqueles que tentam a todo custo controlar os sinais do seu corpo. É preciso estudar e praticar bastante para isso, mas não há dúvidas que uma pessoa pode se tornar praticamente um detector de mentiras.

Como Descobrir Quando Alguém Está Mentindo

Existem alguns sinais, como os dados pelos olhos e pela respiração, que são os mais difíceis de controlar. Porém, são várias as regiões do corpo que deixam escapar uma verdade ou uma mentira, mesmo que a pessoa nem perceba. Essas são algumas das técnicas utilizadas para uma boa investigação.

Ao conhecer as seguintes dicas e tentar aplicá-las no cotidiano, nós podemos desenvolver um excelente faro para mentiras e verdades, o que pode ajudar bastante no dia a dia.

Descobrindo um mentiroso pela face

Prestar Atenção na Face

Algumas expressões faciais entregam uma mentira na hora. Por isso é importante prestar atenção em alguns detalhes, pois um sorriso pode enganar facilmente. As séries policiais geralmente focam bastante nas expressões faciais.

Se a pessoa ficou com as bochechas vermelhas no meio da conversa, esse é um bom sinal de que ela está nervosa e ansiosa. O rubor facial pode ser causado pela vergonha, mas também ao contar uma mentira ou mostrar que não está confortável.

Dilatar as narinas, respirar mais profundamente do que o normal, piscar rápido demais e morder os lábios são outros sinais faciais que identificam uma mentira.

Se Atentar Aos Movimentos das Mãos

O corpo inteiro dá sinais ao contar mentiras, mas as mãos são uns dos mais fáceis de decifrar, já que elas ficam bem próximas do campo de visão.

Manter as mãos fechadas significa que a pessoa está estressada e pode ser um tanto desonesta. Quando as mãos mexem muito nas roupas, é certo que ela está desconfortável e também ansiosa.

Existem algumas pessoas que têm mania de mexer as mãos ao falar, mas é possível identificar quando esse movimento é um costume ou quando é feito apenas naquele momento para tentar enganar o outro.

Se a pessoa colocar a mão no pescoço ou na nuca, é certeza que ela está totalmente incomodada com o que fala. Por isso, as chances de que seja uma mentira são muito grandes.

Ouvindo atentamente outra pessoa

Escutar Atentamente o Tom da Voz

A voz também é uma grande aliada para descobrir uma farsa. Por isso, é importante prestar atenção no tom que a pessoa usa para falar. Quando houver alterações no tom da voz de uma forma rápida e contínua, acredite: é uma mentira.

Em grande parte das vezes, esse detalhe da voz passa despercebido até mesmo nas séries policiais, e é por isso que ele demanda ainda mais atenção.

Observar os Olhares Com Atenção

Os olhos dizem muito sobre uma pessoa, e através deles é possível descobrir muitos sentimentos e também as mentiras que ela conta. Tudo isso pode ser visto ao observar o movimento dos olhos, técnica que é bastante mostrada nas séries de detetives,

Olhar para cima e para a esquerda demonstra que a pessoa tenta inventar uma mentira ou uma forma de escapar da pergunta ou argumento ao qual ela foi submetida. Já quando ela olha para a esquerda, possivelmente tentará construir toda a mentira enquanto fala, ao passo que olhar para baixo e para a esquerda, pode indicar que ela está pensando em algo que fez.

Também existem aquelas que, para tentar disfarçar a mentira, olham diretamente para os olhos da outra pessoa durante toda a conversa, para tentar passar confiança e credibilidade, mas se ela piscar muitas vezes rapidamente, pode ter certeza que é uma mentira.

Homem Mentiroso

Manter o Olho Vivo na Posição do Corpo

Pessoas que mentem geralmente não ficam frente a frente com a outra, pois sabem que seu corpo pode agir contra si própria e entregá-la através de sinais. Por isso, é importante tentar ficar sempre cara a cara com ela.

Não ficar de frente é uma das posições preferidas dos mentirosos, pois assim o contato visual fica mais difícil de acontecer diretamente, o que, consequentemente, diminui as chances de ser descoberto. Preste atenção nisso quando assistir o próximo episódio de alguma das séries policiais.

Não Desistir do Assunto

Enquanto uma pessoa mente, ela não se sente confortável e confiante, mesmo quando ela já está bastante acostumada a fazer isso. Então, ela certamente tentará se esquivar do assunto, mas quem quer realmente descobrir a verdade não pode cair nessa.

Tentar manter o mesmo assunto e não dispersar a outra pessoa é uma ótima forma para tentar descobrir quando se trata de uma mentira ou de uma verdade.

Aprenda a Identificar um Mentiroso, Como nas Séries Policiais

Não será possível aprender tudo isso em um piscar de olhos, do dia para a noite. Afinal, são detalhes tão pequenos que podem passar despercebidos mesmo se for em uma cena gravada, que você assiste várias e várias vezes até conseguir identificar algum sinal.

Essas técnicas podem ser utilizadas no seu dia a dia e te ajudarão muito a tomar as melhores decisões possíveis. Assim, você se esforçará para não perder nem mais um episódio daquelas séries policiais e poder identificar mentiras e farsas com quase tanta precisão quanto os personagens.

Deseja contratar um detetive particular? Tire as suas dúvidas com a Agência de Investigação – Líder Detetives em São Paulo!