Compartilhe

É muito importante saber quais são as diferenças entre um detetive particular e um detetive da polícia, já que geralmente essas profissões são confundidas

Sempre que é falado o termo detetive, a primeira lembrança é a de uma pessoa com um chapéu e uma lupa, parecido com o Sherlock Holmes. Porém, algo que muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção é que há tanto o detetive particular quanto o detetive tradicional.

Um detetive particular é o profissional que é procurado quando alguém tem uma suspeita, que pode ser com seu cônjuge, algum parente, sócio ou funcionário de uma empresa ou qualquer outra pessoa. A função do detetive particular é investigar a vida dessa pessoa e coletar o máximo possível de provas, para confirmar ou negar a suspeita de quem contratou ele.

Já um detetive tradicional é um funcionário da Polícia Civil, também conhecido como investigador, inspetor ou agente, de acordo com cada estado. Detetives da Polícia Federal são chamados de agentes de polícia e são pessoas que fazem muitas outras coisas além de investigar, como registros de armas e a emissão de passaportes, por exemplo.

Detetives profissionais devem cumprir o que for exigido pelo Delegado de Polícia, fazer pesquisas para infrações administrativas e penais, expedir certidões, coletar dados importantes e atender a população por meio de ligações ou pessoalmente, entre vários outros serviços.

COMO É FEITO O TRABALHO DE UM DETETIVE PARTICULAR

O trabalho de um detetive particular é feito apenas por pessoas especializadas, já que suas respostas e afirmações devem sempre ser comprovadas. Diferentes de uma pessoa normal e destreinada, esses detetives são capazes de enxergar muitos detalhes sutis que podem ser importantes para resolver o caso, que sempre é solucionado com total sigilo e segurança, sem jamais expor quem o contratou.

Mesmo que um detetive particular não seja autorizado a acessar dados e informações da Polícia ou do Governo, ele é capaz de usar todo seu conhecimento e experiência para juntar provas e documentos que possam ajudá-lo no caso. Rastreadores veiculares, softwares espiões e micro câmeras são só alguns dos equipamentos usados por um detetive particular para que ele consiga suas provas sem chamar atenção.

Qualquer suspeita ou preocupação que não deixe a pessoa dormir pode ser solucionada por um detetive particular, já que é muito melhor ter certeza de que uma suspeita é falsa ou verdadeira do que viver com essa dúvida até não se sabe quando. Assim, problemas conjugais, familiares e empresariais podem ser resolvidos e a pessoa terá condições de tomar sua decisão da melhor forma possível.