Autor: Fabrício

Compartilhe

Se você já se perguntou como deve ser a rotina de um detetive particular e tem curiosidade para saber mais sobre a profissão e suas áreas de atuação, vamos contar um pouco mais neste artigo.

O detetive – também conhecido como investigador particular – pode atuar em várias frentes e os métodos de trabalho também podem variar, de caso para caso.

Começamos pelos requisitos. Para se tornar um detetive particular profissional são vários os requisitos, mas eles podem ser divididos em três grandes áreas: física, moral e intelectual.

Requisitos para ser detetive particular

No sentido físico, o detetive precisa estar fisicamente apto e ter os principais sentidos em perfeito estado. Estar fisicamente apto é ter um bom preparo físico – muscular e cardio – porque é o que permitirá ao profissional longas jornadas de trabalho para a solução de um caso, por exemplo. São as chamadas campanas, que podem tanto ser fixas, móveis ou em automóveis.

Já no sentido moral, o profissional deve ser completamente discreto, a fim de preservar as vulnerabilidades de seus clientes. Sobre suborno ou atos desonestos, nem é preciso dizer muito, uma vez que é pré-requisito para qualquer profissional. Aptidões intelectuais são importantes para saber avaliar as nuances de cada gesto, além de prever movimentos, atitudes ou decisões.

O detetive particular também trabalha com vários acessórios eletrônicos e a fotografia e filmagem ocupam lugares de destaque no processo investigativo, uma vez que costumam ser provas irrefutáveis. Há detetives que possuem aparatos de altíssima tecnologia, quase como nos filmes. Tudo vai depender da área de atuação do profissional. Neste quesito está um dos maiores fascínios da profissão, obviamente porque o cinema glamourizou a função.

Em que áreas o detetive pode atuar?

Sobre o que um detetive pode fazer… Bom, o detetive particular pode trabalhar na localização de pessoas desaparecidas; na localização de devedores; em casos de suspeita de infidelidade conjugal, virtual ou física; além de outras suspeitas como espionagem e infiltrações. Pode atuar, inclusive, contra espionagem, na garantia de níveis de segurança, tanto de pessoa como de informação, no caso, de monitoramento de computadores, banco de dados, entre outros.

É mais comum que o detetive particular atue no setor privado. Contudo, ele está livre para trabalhar no setor público. Ele pode tanto ter o seu próprio escritório como ser contratado por uma empresa.

No setor público, por exemplo, o detetive particular tem ajudado bastante na localização de inadimplentes do INSS. É um ótimo profissional também para o combate à corrupção. Tanto no setor público quanto no privado. Em suspeita de pessoas, é inteligente que se contrate um investigador particular que pode até vir a se infiltrar no cotidiano da empresa, como se fosse um colaborador, para apurar melhor.

Habilidade de um investigador particular

As habilidades de um detetive são diversas e por isso podem ser aplicadas para vários fins. O detetive particular pode cuidar de pesquisas importantes; do levantamento de informações-chave para determinada aquisição ou fusão; pode atuar na investigação de pessoas, que é o mais comum, e dentro disso pode tanto encontrar alguém desaparecido como checar o envolvimento de adolescentes com drogas, com companhias perigosas ou mesmo de funcionários que podem estar maltratando pessoas vulneráveis como crianças, idosos ou especiais.

Uma das características imprescindíveis de um detetive particular é ser discreto. A discrição gera confiança no cliente que precisa, como poucos outros clientes de serviços, de alguém em quem possa confiar. Ninguém contrata um serviço de investigação particular em estado de felicidade. A vulnerabilidade do contratante é pré-requisito e o profissional de investigação deve saber cuidar desse estado, visando sempre à solução rápida e eficiente do problema.

Se você procura um excelente serviço de detetive particular, você está no lugar certo. Conte com nossa experiência e eficiência na solução de suspeitas de traição conjugal, desvio de dinheiro, pessoas desaparecidas, espionagem, checagem de interferências em processos ou mesmo monitoramento de funcionários que vem agindo de maneira estranha.

Temos não só a experiência como os aparatos necessários e, claro, toda a discrição que você precisa para chegar à solução sem grandes danos. Em momentos de vulnerabilidade pautados por desconfiança, um olhar isento evita ainda mais problemas, sendo a escolha certa também para a reunião de provas importantes para futuros processos.

Não arrisque seu patrimônio ou seus valores, contrate um detetive particular. Marque uma reunião conosco.