Início » Sem categoria » Como descobrir mentiras: 5 dicas infalíveis

Como descobrir mentiras: 5 dicas infalíveis

Saiba quais são os comportamentos que podem indicar que uma pessoa está mentindo e como descobrir mentiras 

Como saber se alguém está mentindo para você? Bem, essa é uma tarefa um pouco desafiante. Afinal, no fundo, todos gostariam de saber facilmente como descobrir mentiras

Segundo especialistas, o ser humano possui fortes instintos para julgar mentirosos, no entanto, nossas mentes às vezes falham quando precisam lidar com essa situação. 

O ato de mentir pode gerar inúmeros problemas nas relações, sejam elas de amizade, familiar, profissional ou amorosa. 

Quando se trata de mentira em relacionamento amoroso, algumas vezes, chega a ser necessário fazer a contratação de um detetive para saber o que realmente está acontecendo.

Isso só mostra que descobrir uma mentira não é tão simples. Inclusive, existem patologias que fazem com que pessoas mintam de forma compulsiva, como a mitomania

Felizmente, existem alguns sinais que podemos procurar ao tentar detectar mentiras. Continue a leitura e saiba quais são eles! 

Como descobrir mentiras? 

Se você deseja saber como descobrir mentiras, a primeira coisa que temos para te contar é que primeiro é necessário entender como a pessoa geralmente se comporta. 

A linguagem corporal de um mentiroso, às vezes, é um comportamento perfeitamente dentro do caráter de uma pessoa, como ficar muito quieto, por exemplo. 

Além disso, tenha em mente que os sinais que citaremos são apenas possíveis indicadores de que um indivíduo está mentindo – não são uma prova definitiva. Outra questão importante é que uma pessoa pode ser uma grande mentirosa e não deixar isso transparecer. 

Dito isso, aqui estão algumas maneiras de descobrir que alguém está mentindo: 

1. Como descobrir a mentira pelo olhar

Embora muitas pessoas achem que quem não mantém contato visual está mentindo, não é bem assim que acontece. O mentiroso pode ir além e olhar fixamente para você, reduzindo a quantidade de vezes que pisca os olhos. Assim, ele pode tentar te manipular. 

Por outro lado, quando as pessoas estão dizendo a verdade, pode ser que elas desviem o olhar de vez em quando. O mentiroso pode manter um olhar frio e firme para tentar te intimidar. 

Outra forma de descobrir mentira pelo olhar é que a pessoa que mente pode piscar muito rápido. 

2. Como saber se alguém está mentindo só pela voz

Quando alguém está mentindo, a sua fala pode ficar irregular. Ela pode reduzir o tom de voz e evitar falar. 

Além disso, a pessoa que mente pode ter uma mudança na sua respiração. Quando isso acontece, geralmente seus ombros se erguem e a voz pode ficar superficial. 

Essa alteração acontece porque a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo da pessoa mudaram. Isso é resultado de um corpo nervoso e tenso. 

3. Como saber se alguém está mentindo pelo movimento da cabeça

Se você perceber que a pessoa, de repente, fez um movimento de cabeça quando você fez uma pergunta direta, pode ser que ela esteja mentindo para você. 

Caso a pessoa deixe a cabeça retraída ou puxada para trás, curvada ou inclinada para o lado, pode ser que, em seguida, ela te conte uma mentira. 

4. Descubra se a pessoa está traindo se ela estiver muito quieta

Quando as pessoas ficam nervosas, geralmente elas ficam inquietas. Porém, ficar muito quieto quando uma pergunta é feita pode indicar que a pessoa está mentindo. 

Esse comportamento pode ser um sinal de “luta psicológica”. Ao termos conversas, é normal agirmos com um comportamento relaxado, com movimentos sutis, que muitas vezes são inconscientes.

Portanto, ficar “paralisado”, pode ser um sinal de que a pessoa não sabe lidar com a pergunta e está mentindo.    

5. Como pegar alguém na mentira por mensagem?

Se você já parou para pensar sobre como saber se alguém está mentindo por mensagem, precisa saber que existem algumas maneiras de descobrir isso. Aqui estão alguns coisas que você pode observar: 

  • Insistência na conversa: se a pessoa usar várias vezes termos como “realmente” ou “de verdade”, por exemplo, isso pode indicar que ela quer muito que você acredite no que ela está dizendo. No caso de um mentiroso, ele usará as palavras em excesso. 
  • Respostas que não comprometem: imagine que você pergunta se a pessoa falou algo específico para um cliente, e ela responde “Eu devo ter falado para ele” ou “Provavelmente eu falei”. Bem, se isso acontecer, pode ser que a pessoa não queira admitir que falhou e não passou a informação. 
  • Inconsistência das informações: se a pessoa te contou uma informação, mas depois se contradiz e fala outra coisa, ela está mentindo para você e pode mentir sobre outras coisas. 
  • Mensagens muito longas: quando alguém está mentindo por mensagem de texto, a tendência é que ela escreva mensagens maiores. Essa atitude acontece tanto de forma consciente – para parecer mais convincente –, quanto de forma inconsciente. 

Como lidar com um mentiroso?

Se você está desconfiando que alguém está mentindo para você, ou já descobriu que essa pessoa é mentirosa, está na hora de saber lidar com essa situação. 

Saber como lidar com pessoas mentirosas é uma dúvida comum, afinal, algumas vezes precisamos conviver com essas pessoas. Por exemplo, pode ser que você tenha que trabalhar com uma pessoa que mente. 

A primeira coisa que você pode fazer, mas vai depender muito da relação que você tenha com a pessoa mentirosa, é dialogar com ela sobre a situação. Fale para ela que você desconfia que ela está mentindo, ou fale que já descobriu que ela mentiu. 

Porém, se você não tem certeza de que ela realmente é uma pessoa mentirosa, a melhor maneira é tentar não dar muita atenção para as mentiras que ela conta. 

No entanto, se a pessoa mentirosa é o seu marido ou esposa, namorado ou namorada, você precisa saber o que realmente está acontecendo para que possa tomar uma decisão. 

Como faço para desmascarar um mentiroso?

Neste momento, você pode estar se perguntando “como desmascarar um mentiroso?”. Esse pode ser um grande desafio, já que pessoas mentirosas tentam esconder a verdade a todo o custo. 

Porém, inicialmente, você pode confrontar a pessoa e questionar o que ela está dizendo. Quanto mais nervosa ela ficar, mais sinais ela poderá dar de que está mentindo. Essa é uma maneira de fazer uma pessoa falar a verdade. 

No entanto, mesmo fazendo isso, pode ser que a pessoa continue a mentir. Caso você esteja desconfiando do seu cônjuge, uma boa opção é contratar um detetive particular para investigá-lo. 

Além disso, caso a mentira seja contada por outra pessoa, e seja muito grave, você também pode contratar o serviço de investigação. 

Por que alguém mente? 

Embora existam patologias que fazem a pessoa mentir, como a mitomania, o ato de mentir é um comportamento social. 

Por exemplo, existem homens que mentem para conquistar mulheres. Enquanto isso, algumas pessoas mentem no trabalho com o objetivo de se destacarem. 

É importante deixar claro que não importa o porquê que as pessoas mentem, a mentira costuma trazer danos a todas a todos os envolvidos na situação, inclusive a quem está mentindo. Aqui estão os principais motivos para alguém mentir. 

  • Autodefesa: neste caso, a pessoa mente como um ato de autopreservação. ela usa as mentiras como uma forma de se proteger. Condições como ansiedade, depressão e baixa autoestima podem contribuir para essa necessidade de mentir. 
  • Controle: pessoas que são controladoras costumam ser mentirosas. Elas fazem isso porque acreditam que dessa maneira terão controle de todas as situações e das outras pessoas. 
  • Inclusão: as pessoas podem mentir porque querem fazer parte de um grupo social. Afinal, uma simples mentira pode ser uma história incrível, que as pessoas querem ouvir e saber mais. 
  • Medo: quando a pessoa não quer confrontar o problema, ela mente porque sente medo do que virá. Pessoas que agem dessa maneira costumam pensar que é melhor mentir do que decepcionar outra pessoa. Além disso, elas podem ter medo de não ter mais aceitação social e ter sua reputação prejudicada.  

Investigação Particular: quando contratar?

Esperamos que as nossas dicas sobre como descobrir mentiras te ajudem a identificar um mentiroso. Entretanto, pode ser que elas não sejam suficientes. 

A investigação particular é um serviço que deve ser realizado por profissionais especializados. Quando feita de forma discreta e eficaz, a investigação consegue descobrir o que está por trás de uma mentira. 

Por exemplo, pode ser que um marido esteja mentindo porque está traindo. Nessa situação, o investigador buscará provas que provem que o indivíduo está traindo. E, com provas, a esposa pode desmascarar a mentira do cônjuge.

Portanto, se você está passando por uma situação onde a mentira de alguma pessoa está te prejudicando, é uma boa opção contratar esse serviço. Caso a situação seja no seu casamento, você pode procurar por investigação conjugal.  

A Líder Detetives é uma empresa séria, que conta com uma equipe formada por profissionais capacitados, que entende as necessidades dos clientes. 

Se você quer saber mais sobre como atua um investigador particular e como ele pode te ajudar, entre em contato com o Líder Detetives e tire suas dúvidas! 

Diretoria Líder

Diretoria Líder

A Diretoria Líder é responsável por uma empresa especializada em serviços de Investigação Particular, com mais de 20 anos de história. Possuímos a melhor equipe de detetives particulares de São Paulo e atendemos todo o território brasileiro para solucionar os mais diversos casos de investigação.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário abaixo
e aguarde nosso contato.
Se preferir, ligue para:
(11) 3872-5461 ou (11) 99933-0374
Atendimento confidencial

ARTIGOS RECENTES