Autor: Fabrício

Compartilhe

Segurança durante a adolescência é primordial. Pais sabem disso. Por isso, hoje iremos falar de desaparecimento de adolescentes é importante.

Adolescência é um período de transição em que pais – ou responsáveis – vivem constantemente preocupados. Além das crises hormonais típicas, que são a preparação para a vida adulta, a adolescência é o período em que costumam ocorrer mudanças bruscas de comportamento.

Na ânsia por mudanças no físico, no emocional, sexual e social, os adolescentes costumam não julgar bem as próprias amizades, e dependendo do meio cultural em que vivem, ficam ainda mais vulneráveis às questões de segurança.

Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), adolescente é todo aquele entre 10 e 19 anos. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estipula a fase entre 15 e 24 anos, ainda que no Brasil seja mais comum serem tratados como “jovens adultos”.

Efeitos do desaparecimento de adolescentes

Seja como for, o desaparecimento de adolescentes sempre causa comoção social e midiática. Não só os pais se mobilizam na procura, mas amigos, vizinhos e veículos de informação. Os motivos do desaparecimento podem ser muitos, mas grande parte varia entre violência doméstica, conflitos nos relacionamentos, influência de amigos, aventura, entre outros. O medo dos pais e das autoridades transita nos âmbitos da exploração sexual, violência e tráfico de pessoas.

Qualquer um desses é tema para lá de complicado, para além do próprio problema do desaparecimento. Por isso que no caso de desaparecimento de adolescente, a primeira atitude a tomar deve ser: avisar a polícia.

Medidas para o desaparecimento de adolescentes

Não, você não precisa esperar 48 horas. A queda dessa necessidade foi promulgada em 2005. Portanto, o aviso deve ser imediato, a fim de evitar situações de sequestro e risco de morte. Em caso de despreparo da polícia na hora de fazer o Boletim de Ocorrência, corra para outras autoridades.

Logo depois, procure um detetive particular, profissional sério e discreto. Ele saberá como auxiliar na procura, além de tranquilizar a família que, naturalmente, precisará de apoio. O volume de trabalho das delegacias costuma não ajudar nesse quesito. Por isso um profissional mais próximo da família tende a resolver questões paralelas ligadas ao desaparecimento.

Nessa hora, os sentimentos são muitos: medo, preocupação, angústia, desesperança. Alguém habituado a esse tipo de situação é de grande ajuda. E detetives particulares podem atuar junto com a polícia, sem problemas. Ainda mais os que possuem anos de atuação, porque daí mantém agenda de contatos que facilitam a conversa entre autoridades e instituições.

Hoje, com as mídias sociais, a rede de amparo é muito maior numa hora dessas, e ajuda muito. Assim como também ajuda o detetive particular na busca do adolescente desaparecido, principalmente porque o profissional de investigação tem meios de pesquisa mais sofisticados, o que acelera a solução do caso. Não deixe de contar detalhes ao profissional de investigação, mesmo que achar irrelevante. Quanto mais informação, melhor.

Informações para cadastrar o desaparecimento

Outro passo importante é cadastrar os dados do adolescente desaparecido no Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos e a Secretaria de Segurança Pública. Neste caso também: quanto mais pessoas e instituições especializadas souberem, mais fácil será encontrar o adolescente.

No caso de desaparecimento de adolescente, reúna o mais rápido que puder as informações:

  • Nome completo,
  • Fotos atuais,
  • Endereços de casa,
  • Endereço do trabalho,
  • Telefone;
  • Telefone de amigos;
  • Endereço de amigos,
  • Locais nos quais o desaparecido costumava frequentar,
  • A descrição minuciosa da roupa com a qual foi visto pela última vez.
  • Acesso a redes sociais.
  • Lista de amigos que podem ser avisados e atuar como agentes informais na busca.

Com as ferramentas próprias, além de equipamentos e recursos tecnológicos, o detetive particular é eficiente na busca, principalmente quando munido com o máximo de informação.

É claro que não há garantia do tempo de investigação para a solução do caso. Todavia, o profissional de investigação sério sabe manter a família a par de todos os passos e procedimentos, a fim de não só tranquilizar como mostrar que tudo o que deve ser feito está sendo feito.

Se você está passando por esse momento difícil, entre em contato conosco. Oferecemos um trabalho sério, discreto e amparado em anos de experiência em investigação. Sabemos como e onde começar a procurar, principalmente por entender previamente à lógica dos movimentos adolescentes, em qualquer uma das situações apresentadas. Não perca tempo!