Início » Curiosidades » Catfish: o que é e como evitar ser uma vítima

Catfish: o que é e como evitar ser uma vítima

Figura encapuzada usando um notebook

Muitas pessoas não sabem o que é catfish, mas já passaram por essa situação ou já ouviram falar de histórias de pessoas que foram enganadas na internet.

“Catfish” é uma palavra em inglês que, ao ser traduzida para o português, significa “gato peixe”. No entanto, também estamos falando de uma gíria que se refere a pessoas que usam perfis falsos online com o objetivo de enganar outros usuários, de forma emocional e/ou financeira. 

O termo já era muito conhecido nos Estados Unidos, e ficou ainda mais em voga em 2010, ano no qual foi criado um documentário com o nome Catfish. O documentário se tornou um programa da MTV americana, em 2012, e ganhou uma versão brasileira, em 2016.  A versão americana é exibida até hoje no Brasil, mas a versão brasileira do programa não existe mais. 

Tanto o documentário quanto os programas fizeram muito sucesso. Afinal, cada vez mais pessoas utilizam aplicativos e as redes sociais para se relacionarem amorosamente com outras pessoas. Não à toa, os apps de namoro bateram recordes de uso durante a pandemia. Com isso, mais pessoas também correm o risco de sofrerem com catfish. 

Agora você já sabe o que é catfish em inglês, o que significa catfish em português e o que realmente quer dizer esse termo é importante compreender mais sobre o que fazer para não cair nessa armadilha — e saber como sair dela, caso já esteja passando por isso. 

Continue a leitura e saiba mais!

Como descobrir se a pessoa é um catfish?

Saber o que quer dizer a expressão catfish é o primeiro passo para que você consiga identificar que está sendo enganado na internet. 

Vale dizer que, na maioria das vezes, a pessoa catfish cria perfis falsos online. Ou seja, é comum que pessoas que estão sendo enganadas tenham relacionamento com uma pessoa que elas nunca viram, apenas conversam por app, falam por telefone e assim por diante. 

A pessoa que comete catfish utiliza fotos falsas, mente sobre a sua vida e não deixa de forma alguma que a outra pessoa saiba quem ela realmente é. Ela simplesmente inventa várias histórias para que não seja possível fazer uma videochamada ou um encontro cara a cara.

Portanto, se você está se relacionando com alguém de forma online, mas não consegue ter uma prova de que essa pessoa realmente é quem diz ser, pode ser que esteja em uma situação de catfish. 

A melhor forma de descobrir se alguém está se passando por outra pessoa online, é com a ajuda de uma especialista. No caso, de um detetive particular — falaremos mais sobre isso adiante. No entanto, existem outros sinais que demonstram que você pode ser vítima de catfish. 

  • A pessoa sempre dá desculpas que não consegue fazer uma videochamada;
  • A pessoa nunca consegue te encontrar pessoalmente;
  • As fotos dela sempre são muito “perfeitas”;
  • Não existem interações de amigos e familiares nas redes sociais. 

No entanto, nada disso realmente comprova que você realmente está caindo em um catfish. Por esse motivo, a seguir, confira algumas dicas que te ajudarão a evitar passar por essa situação. 

Leia também: Traição virtual: o que é e como descobrir

Dicas para não cair no catfish

É importante deixar claro que uma pessoa pode fingir ser outra pessoa porque se sente melhor. Portanto, opta por se esconder atrás de uma fachada mais confortável. Por outro lado, outras pessoas cometem catfish apenas com a intenção de causar — financeiros, emocionais e assim por diante. 

Independentemente das razões da outra pessoa, o catfishing (ato de cometer catfish) pode causar danos reais. Então, é melhor saber como se proteger da possibilidade de cair nessa situação. Aqui estão algumas dicas úteis sobre como fazer isso.

1. Peça uma videochamada

A maneira mais fácil de ver se alguém é verdadeiro na internet é por meio de uma videochamada. Isso tira a oportunidade de se esconder atrás de uma fachada falsa.

Existem inúmeros aplicativos que você pode usar para ver alguém cara a cara, e alguns deles são: 

  • FaceTime;
  • Zoom;
  • WhatsApp;
  • Messenger;
  • Skype.

Se a pessoa com quem você está falando se recusa a conversar por vídeo toda vez que você fala sobre isso, ela pode estar enganando você.

2. Fique atento às bandeiras vermelhas e confie na sua intuição

Muitas pessoas têm peculiaridades comportamentais e esquisitices que são perfeitamente normais. No entanto, algumas particularidades devem soar alarmes em sua cabeça. 

Se eles são propositalmente vagos em detalhes pessoais e se recusam a se encontrar, isso é um grande sinal de que você está potencialmente sendo enganado.

Outro sinal é como eles conversam com você. Um exemplo é que eles afirmam ter uma certa idade, mas seu estilo de escrita não combina. Alguém poderia dizer que está na casa dos trinta, por exemplo, mas usa gírias adolescentes ou abreviações que você nunca viu antes.

Se eles fazem coisas que deixam você desconfortável, confie em seu instinto. Insista no bate-papo por vídeo para que você possa ver a pessoa cara a cara e verificar se ela é quem diz ser.  

3. Utilize o Google

Uma simples pesquisa no Google pode ajudá-lo a responder à pergunta: essa pessoa é quem diz ser?

Se você conheceu a pessoa por aplicativo de namoro, digite no Google o nome que a pessoa utiliza e veja o que aparece. Hoje em dia, muitas pessoas têm contas de mídia social que você pode verificar ou, no mínimo, um perfil no Facebook ou Instagram.

Verifique se o nome, a imagem e as informações listadas nesses perfis correspondem ao que você sabe sobre a pessoa.

Talvez o nome e a foto do perfil correspondam, mas você vê postagens com outras pessoas ou interações? Além disso, você pode encontrar informações de que a pessoa vive em uma área completamente diferente daquela na qual ela disse que está. 

Pequenas coisas como essas podem ser inestimáveis ​​para desmascarar um catfish.

4. Fique de olho até ter certeza de que não é um catfish

É importante não fornecer informações confidenciais antes de ter certeza absoluta de que não está conversando com um catfish.

Algumas pessoas mal intencionadas podem tentar colocar as mãos em detalhes pessoais que podem usar mais tarde para obter benefícios financeiros. Talvez eles tentem invadir suas contas, obter detalhes bancários e assim por diante.

Você nunca sabe o que essas pessoas estão procurando, mas é sempre melhor supor o pior e se proteger.

É melhor se proteger do que se arrepender

Agora que você já sabe o que é catfish, cuide-se para não cair nessa situação. Ser enganado pode ser muito prejudicial ao seu estado mental e emocional e, na pior das hipóteses, pode até levar a danos físicos. 

É por isso que é essencial fazer o seu melhor para estar seguro e evitar se tornar um alvo fácil para um catfish. No entanto, se você já se encontra em uma possível situação de enganação online, é importante que descubra o quanto antes o que realmente está acontecendo. 

Para fazer isso, é importante que busque ajuda de um profissional. Se você sente que está envolvido o suficiente com uma pessoa, mas tem dúvidas se ela é quem realmente diz ser, conte com o apoio de um detetive. 

A Líder Detetives é uma empresa reconhecida no mercado, que conta com uma equipe formada por detetives especializados. Entre em contato conosco e saiba como uma investigação particular pode te ajudar! 

Banner de Contato - Lider Detetives
Diretoria Líder

Diretoria Líder

A Diretoria Líder é responsável por uma empresa especializada em serviços de Investigação Particular, com mais de 20 anos de história. Possuímos a melhor equipe de detetives particulares de São Paulo e atendemos todo o território brasileiro para solucionar os mais diversos casos de investigação.

Fale Conosco pelo WhatsApp