Há uma série de mitos e verdades a respeito de um detetive particular, principalmente porque sua função não é conhecida por todos

Um detetive particular é o profissional que ajuda quando alguém tem uma suspeita em seu trabalho, em casa ou com a família. Seus serviços são requisitados para uma investigação conjugal caso a mulher desconfie que seu marido a trai, caso a mãe acredite que o filho esteja envolvido com drogas ou se o dono de uma empresa acredita que algum funcionário está roubando algum bem ou informações sigilosas.

Mesmo depois desses esclarecimentos, ainda pode ficar alguma dúvida a respeito de seu trabalho, o que gera mitos e verdades a respeito de um detetive particular. Conheça alguns desses mitos e saiba quais deles são verdadeiros!

DETETIVE PARTICULAR: O QUE É MITO E O QUE É VERDADE?

• Usa lupa como ferramenta principal: MITO

A lupa é apenas representada em desenhos e filmes como uma ferramenta muito importante de um detetive particular, mas isso não é verdade. Micro câmeras, softwares específicos e escutas são alguns dos equipamentos e recursos usados.

• Possui habilidades mais avançadas para descobrir pistas: VERDADE

Embora não seja um poder ou algo sobrenatural, esses profissionais são treinados para que consigam encontrar pistas e evidências onde quase ninguém consegue, seja em uma investigação conjugal, empresarial ou qualquer outra.

• É um funcionário da Polícia: MITO

Detetives particulares não têm nenhuma ligação com a polícia e, consequentemente, não têm acesso a informações sigilosas ou protegidas pela lei. Esse é um dos empecilhos que são superados por um detetive particular para conseguir solucionar os casos de seus clientes.

• Pode se vestir com diferentes roupas de acordo com a situação: VERDADE

Para conseguir coletar o máximo de pistas, esses detetives podem se disfarçar para não chamar muito a atenção e conseguir as pistas sem suspeitas.

• É capaz de confirmar suspeitas: VERDADE

Esses profissionais podem solucionar a dúvida de qualquer pessoa, sempre com a apresentação de provas. Caso a suspeita seja falsa, isso também será provado a quem o contratou.

• É preciso ter um curso específico para trabalhar nesse ramo: VERDADE

Pessoas que querem se tornar detetive particular precisam ter o ensino médio completo e fazer um curso para detetives, assim seus clientes ficarão mais seguros e irão depositar uma confiança maior nos seus serviços.

• O detetive precisa ser paciente: VERDADE

Para obter sucesso nos casos, é necessário que o detetive particular seja muito paciente, tanto para descobrir pistas e conseguir encaixá-las umas nas outras, quanto para esperar pelo momento e pela forma correta de repassar essa informação para o cliente.