-: nov 06, 2020 / diretorialider

Investigação digital, como um detetive pode encontrar indícios no ambiente da Internet

0

Veja como a internet como ser útil durante uma investigação

Em um mundo em que grande parte de nossa vida está exposta ou depende da Internet, com certeza esse é o ambiente ideal para encontrar até mesmo informações que as pessoas preferem esconder. E nada melhor do que um detetive particular para realizar uma investigação digital.

Esse é um serviço que tem crescido, ainda mais quando consideramos que os brasileiros que acessaram a internet ao menos uma vez nos últimos três meses têm aumentado 3,3% ao ano (segundo pesquisa TIC Domicílios 2019).

Cada visita deixa rastros, e é a partir deles que o detetive consegue resolver determinados tipos de casos, geralmente aliados a técnicas tradicionais de investigação, como a boa e velha espionagem.

Como a investigação digital é feita?

Nessa investigação, o detetive vai levantar e filtrar as informações deixadas na Internet pelo investigado. 

Para isso, ele irá analisar minuciosamente as atividades executadas nos dispositivos que a pessoa utiliza, como computadores, celulares, tablets e GPS. Porém, vale lembrar que o profissional não pode invadir as contas de terceiros. 

É dada uma atenção especial às atividades nas redes sociais e aplicativos (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, Tinder, Happn etc), dos posts aos likes aos comentários, de onde podem se extrair muitos indícios. 

Quem já assistiu ao programa de TV Catfish, da MTV, pode ter uma boa ideia de como funciona essa investigação.

As informações extraídas a partir das investigações virtuais são confrontadas com as demais informações que o detetive possui, e então passam a integrar o relatório que será entregue ao cliente que o contratou. 

detetive usando um melotom preto com capuz apoiado em uma parede preta com projeção de caveira

Veja mais: DETETIVE PARTICULAR VIRTUAL, CONHEÇA ESTE MODELO DE INVESTIGAÇÃO

Quais casos a investigação digital pode resolver?

Sabia que alguns casos podem ser resolvidos apenas com uma investigação feita via Internet? Já em outros casos as buscas online complementam o trabalho tradicional do detetive.  

Aqui estão algumas situações que podem ser resolvidas com uma investigação digital bem feita:

  • Infidelidade conjugal: é possível localizar mensagens, áudios, fotos e vídeos trocadas que sugiram um envolvimento amoroso ou sexual do parceiro com outra pessoa.
  • Falsidade ideológica: dá para identificar perfis fakes que se passam pelo cliente ou por familiares na Internet.
  • Bullying: é possível identificar conteúdos ofensivos e perseguições on-line, principalmente contra as crianças e os adolescentes.
  • Invasão de dispositivo: o detetive consegue descobrir quando um vírus ou algum espião é instalado em computadores e smartphones e quais dados e para quem eles estão vazando.
  • Pessoas desaparecidas: o investigador pode ir atrás de pistas que dêem indícios do paradeiro de crianças, jovens e adultos desaparecidos.

Se você precisa de solução para essas e outras situações, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe, que vai promover uma investigação digital e não vai descansar até encontrar as respostas que você precisa. 

Posted in: Curiosidades
Comentários
Nenhum Comentário
Ainda não há comentários.