-: nov 04, 2020 / diretorialider

Contratar detetive: passo a passo para encontrar um profissional confiável

0

Os investigadores particulares agem de acordo com a lei e trazem resultados seguros aos clientes

Eles estão nos filmes, nas séries, no imaginário popular e também na vida real. Investigadores existem e são profissionais sérios, que você pode contratar detetive para resolver diversos mistérios em sua vida.

Porém, para isso, é preciso contratar um detetive que seja confiável!

Infelizmente, esse ramo está cheio de golpistas e charlatões, que além de não ajudarem o cliente, acabam levando seu dinheiro. 

Há algumas formas para evitar cruzar com esses criminosos e é preciso aderir a elas antes de efetuar a contratação do serviço. 

Pesquise se a agência é confiável

Contrate apenas detetives que atuam em agências que são bem recomendadas. A melhor maneira de fazer isso é pesquisando a reputação do local. 

Vasculhe o site, as redes sociais – inclusive os comentários -, e principalmente o Reclame Aqui, que é ideal para identificar os problemas que você pode vir a ter com a agência e entender se eles foram solucionados. 

Se você conhecer alguém que já usou os serviços de investigadores particulares antes, não hesite em perguntar como foi a experiência. O boca a boca é sempre uma ótima opção.

Saiba o que esperar

Os falsos profissionais costumam prometer uma verdadeira missão impossível: resultados rápidos, invasão de contas pessoais, dar voz de prisão, fazer ameaças… 

Informe-se sobre o verdadeiro trabalho de um detetive. Segundo a Lei 13.432/2017, que sanciona a profissão, o detetive particular coleta dados e informações de natureza não-criminal para esclarecer assuntos de interesse do cliente.

Ou seja, ele não é autorizado a realizar o trabalho da polícia ou da justiça nem cometer crimes.

Conheça o profissional pessoalmente

Antes de iniciar a investigação, é essencial se reunir com o detetive designado para relatar o caso – se trata de uma desconfiança de traição do marido? Um possível sócio cometendo atos ilícitos? Uma criança que desapareceu misteriosamente?

Essa conversa acontece, preferencialmente, cara a cara. Como o cliente vai abrir detalhes de sua vida ao profissional, por questões de segurança, o ideal é não fazer isso por telefone nem mensagens de texto ou chamadas de vídeo. 

Falsos detetives podem sugerir realizar essa etapa de outra maneira, abrindo brecha para um roubo de dados ou coleta indevida de informações, o que é muito arriscado para o cliente.

em uma mesa preta a frente de um fundo preto está um par de binóculos na cor preta

Leia também: COMO CONTRATAR DETETIVE PARTICULAR: NEGOCIAÇÃO ENTRE DETETIVE E CLIENTE!

Faça um contrato

Os detetives trabalham mediante um contrato firmado com o cliente. 

No documento, deve estar descrito o objetivo da investigação, as técnicas que serão aplicadas, a duração do processo, possíveis gastos extras do caso, o valor da investigação, entre outras informações. 

Além disso, no contrato também deve estar presente os dados comerciais da agência que realizará o serviço e os dados pessoais do detetive.

Desconfie de investigadores particulares que se recusem a firmar um contrato. 

Sigilo acima de tudo

A garantia ao sigilo é a principal obrigação que o profissional oferece ao cliente. Isso é essencial para a tranquilidade do cliente e também para o bom andamento das investigações.

Tudo o que o detetive for descobrindo durante o caso deve ser compartilhado somente com o cliente, bem como as conversas com o contratante devem ser sigilosas. 

Ninguém deve ficar sabendo das conversas entre as partes, portanto, se o detetive começar a revelar detalhes de outros casos para você, nem pense em prosseguir com a contratação. 

Contratar detetive não é uma tarefa simples, mas aqui na Líder você tem a confiança de encontrar o detetive certo para o seu caso. Não deixe de entrar em contato conosco para solucionar a sua vida. 

Posted in: Investigação Particular
Comentários
Nenhum Comentário
Ainda não há comentários.