Profissionais da investigação contam com ferramentas, equipamentos e recursos tecnológicos que podem facilitar a localização de pessoas



Chegam a ser desconfortantes os números de desaparecidos no Brasil. Campanhas de prevenção, programas do governo e o cuidado redobrado dos pais muitas vezes não são capazes de atenuar a ação de criminosos ou a vontade das pessoas de deixarem as suas casas sem mais nem menos.

Entre os casos mais comuns de desaparecimento, podemos destacar os adolescentes que fugiram de casa, mulheres que sofriam com a violência doméstica e não suportavam mais aquela situação, exageradas brigas na família, homens que não desejavam assumir a maternidade e então fugiram, pessoas que sofrem de doenças psicológicas, como a esquizofrenia, e o rapto ou tráfico de pessoas.

Seja qual for o motivo que levou ao desaparecimento, este é um momento delicado na vida da família e dos amigos. A incerteza do paradeiro de um ente querido pode ser a maior angústia que alguém pode sentir, mas o primeiro passo para uma procura assertiva é não perder as esperanças.

A Cartilha da ONG Desaparecidos do Brasil sugere que, assim que se perceber uma mudança de rotina, ou após tentativas de conseguir contato com a pessoa em questão, os familiares devem procurar o Departamento de Polícia mais próximo para registrar o desaparecimento.

Neste caso, forneça a maior quantidade de informações possível, leve fotos atuais da pessoa e algum comprovante de residência. Esqueça o mito de que é necessário esperar 48h para comunicar o desaparecimento. Quanto mais rápido se iniciarem as buscas, mais eficaz pode ser a patrulha.

investigação de desaparecidos

Não é somente a Polícia que pode te ajudar

Saiba que em momentos como estes não é somente com o apoio da Polícia que você pode contar. Procure por hospitais para verificar se a pessoa procurada não se encontra doente ou ferida, peça que o jornal local publique uma foto e comunique o desaparecimento, faça mobilização no bairro e nas redes sociais e conte com a ajuda profissional de um detetive particular para ajudar a desvendar o caso.

O detetive particular poderá dar a atenção ao caso que, muitas vezes, e pela grande demanda, a polícia não é capaz de atender. Ele contará com métodos profissionais para levantar o maior número de pistas possíveis, rastreando os últimos passos da pessoa desaparecida.

Profissionais da investigação contam com ferramentas, equipamentos e recursos tecnológicos que podem facilitar a localização de pessoas, sempre com profissionalismo, respeito e solidariedade às vítimas. Mas cada caso é um caso, e o tempo de investigação e as chances de resolução da ocorrência podem variar. Portanto, alimentar o investigador com o maior número de informações possível pode ser um bom indicador da velocidade e eficácia da resolução do caso.

Se você está passando por uma situação angustiante e delicada com o sumiço de uma pessoa querida, conte com o apoio profissional da Líder Detetives, empresa de detetives que te ofertará a orientação necessária para caminhar para o encontro da pessoa desaparecida.