Como se tonar um Detetive Particular?

por | jun 8, 2016 | Dúvidas Frequentes | 0 Comentários

Como se tonar um Detetive Particular?Quem nunca precisou ou simplesmente quis descobrir uma informação muito difícil? E ao concluir esse desafio, quem nunca se sentiu um verdadeiro detetive, digno de uma história hollywoodiana? Mas ao contrário do que muita gente pode pensar, a vida de um investigador particular pode ser muito menos glamorosa do que nos cinemas.

Primeiramente, precisamos saber exatamente quem é o detetive particular. Ele é o profissional especializado em vigiar e também coletar informações. Esse investigador, não é um policial, uma vez que não pode solucionar crimes, mas ele é treinado para enxergar o que os outros não enxergam, juntar dados e provas que podem concluir um caso. E se achar necessário andar armado, precisará de uma licença especial para isso, como o porte legal de armas, exigido na legislação brasileira.

É necessária alguma documentação para ser um Detetive Particular?

Para se formalizar como profissional, um investigador precisa ter um faturamento para legalizar o empreendimento. A empresa geralmente é de prestação de serviços e com um CNPJ ativo, já é possível atuar. Além disso, alguns Estados exigem a licença de detetive particular, os critérios para essa licença variam de Estado para Estado e alguns locais são bastante rigorosos sobre os requisitos para esse licenciamento.

Legalmente no Brasil, o profissional de investigações particulares não possui qualquer autoridade a mais do que os demais cidadãos, mas é imprescindível ter conhecimento, mesmo que superficial das leis estaduais e nacionais.

Em quais áreas um Investigador Particular pode atuar?

Na área de investigação empresarial, o detetive pode auxiliar em casos de espionagem industrial, como nos famosos casos de Daniel Dantas na diretoria da Brasil Telecom e também da Coca-Cola contra a Pepsi. Já em casos de investigação adolescente o profissional poderá ajudar pais que querem saber um pouco mais sobre a vida de seus filhos, como um possível envolvimento com drogas, por exemplo. E quando falamos em investigação conjugal, o investigador particular é sempre uma das primeiras opções, e esses casos constituem aproximadamente 90% de todos os trabalhos realizados pelos detetives.

Podendo ter uma infinidade de empregadores, um investigador particular dificilmente cai em desuso e o mercado está em ligeira alta há alguns anos. Por isso, é necessário oferecer alguns diferenciais para se destacar nesse marcado. Raciocínio lógico, ótima capacidade de comunicação e interação com as pessoas, poder de persuasão para conquistar aliados e o máximo de cooperação de pessoas que possam ajudar em determinado trabalho, são apenas alguns atributos importantes para a personalidade de um detetive particular.

Existe algum custo para se tornar um Detetive Particular?

Alguns cursos já estão disponíveis no mercado, nos quais o aluno aprende essas técnicas importantes. Entre essas técnicas estão: Levantar e rastrear uma pessoa tendo apenas o nome completo, localização de devedores ou pessoas desaparecidas, golpista de estelionato, autenticidade de documentos, técnicas de interrogatório e entrevistas, detectar mentiras, técnicas de filmagem e fotografia, manuseio de equipamentos de vigilância e espionagem, manuseio de equipamento de escuta ambiental e técnica que costuma ser mais utilizada nessa área, a detecção de infidelidade conjugal.

Os ganhos de um profissional dessa área podem variar bastante. No Brasil, costuma-se cobrar entre R$80 e R$150 por hora de trabalho. Isso vai ser combinado antes do início dos trabalhos e varia de acordo com o grau de dificuldade de cada caso e os gastos diário iniciais podem ser cobertos com uma entrada, geralmente de 20% do valor total, mediante contrato.

[wpusb layout="rounded"]

Fale com o Detetive

Atendimento 24h: 

Estacionamento no Local

Estacionamento no Local

Endereço em São Paulo

Agência Líder Detetives
Rua Padre Chico, 221 - 5ª andar - Conjunto 518 - La Place Office Perdizes- SP - Sede Própria

Líder Detetives

Detetive Particular - Agência Líder Detetives

Rua Padre Chico, 221 - 5ª andar - Conjunto 518 - La Place Office Perdizes- SP - Sede Própria

Atendimento 24 horas

+55 (11) 3872 5461

+55 (11) 9 9933 0374

Comentários no Google